Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes

Foto: Keven Lopes

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa que a partir da quinta-feira, 20, está aberta a janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais tocantinenses, que seguirá até o dia 31 de maio. A região das planícies tropicais compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Dueré.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja da Adapec, Cleovan Barbosa, a instituição recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a autorização para manutenção de cultivos excepcionais de soja sementes nas Planícies Tropicais para as finalidades de pesquisa/ensino, produção de sementes e reserva semente para uso próprio "salva legal". Quem plantar nas várzeas tem um prazo para a colheita até o dia 20 de setembro.

“Informamos aos sojicultores que forem cultivar soja naquela região autorizada, solicitar antecipadamente o pedido à Adapec, por meio da apresentação do cadastro de propriedade, plano de trabalho, termo de compromisso do responsável técnico e croqui das lavouras,” explica Cleovan Barbosa, acrescentando que o download dos documentos necessários para o cadastro está no site da Adapec, bastando preencher os formulários disponíveis, e posteriormente, entregar esta documentação em escritório da Agência.

Dados

Na safra de 2022, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), houve uma produção de 207,73 mil toneladas de grãos.

Ferrugem Asiática da Soja

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente.