Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Kadu Souza

Foto: Kadu Souza

Nesta quarta-feira, 19 de abril, comemora-se no Brasil o Dia dos Povos Indígenas, uma data pensada, entre outras questões, para a valorização das culturas e tradições dos povos originários brasileiros. A Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins (Secult) lembra e reconhece a diversidade e o fazer cultural das nove etnias existentes atualmente no Estado do Tocantins, dentre elas o povo Karajá, responsável pelas bonecas Ritxòkò.

Consideradas patrimônio cultural brasileiro desde 2012 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), são parte da expressão artística e símbolo da produção cultural da etnia. 

Ritxòkò

Peças feitas em cerâmica, as bonecas Ritxòkò são confeccionadas pelas mulheres Karajá, com técnicas passadas a elas de geração em geração. A pintura e decoração desses trabalhos artísticos possuem vínculo com a pintura corporal e com peças de seu vestuário.

Os trabalhos são utilizados como uma maneira de ensinar as crianças da etnia sobre o seu modo de vida, seu cotidiano, mitos e histórias com temáticas variadas. Segundo informações do IPHAN na publicação Narrativas Karajá, além de agir como uma referência importante “na consolidação do protagonismo feminino no processo de construção da “pessoa iny”’, a boneca também se constitui em uma fonte de renda, sendo hoje parte da economia deste povo.

As Ritxòkò são peças artísticas criativas e originais, tratando-se de uma representação das tradições, expressões e memórias do povo Karajá, fazendo parte da grande riqueza e diversidade cultural dos povos originários brasileiros.