Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva

Antecipando as comemorações pelo Dia dos Povos Indígenas (19 de abril), o documentário "Festa do Peixe e da Lontra – Histórias do Povo Krahô" (Tep mẽ Têêre jõ amjĩkĩn – Mẽhĩ jujarẽn xà) terá única apresentação no Cine Sec Palmas nesta quarta, 16, às 19h, com entrada gratuita. Agora em sua versão reeditada, narrada na língua nativa Krahô com legendas em português e enriquecida com novas imagens captadas na aldeia em 2024, o filme é uma oportunidade renovada de vivenciar as tradições ancestrais do povo Krahô sob uma perspectiva autêntica.

Dirigido por Emerson Silva, "Festa do Peixe e da Lontra" é a segunda etapa de um projeto documental dedicado a registrar a riqueza cultural e a espiritualidade do povo Krahô. As gravações originais foram realizadas na Aldeia Manoel Alves em junho de 2024. Segundo o diretor, o projeto terá uma terceira etapa focada na documentação da própria festa, reforçando o compromisso com a preservação cultural.

Selecionado através de edital da Secretaria da Cultura do Tocantins com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei complementar nº 195/2022), na categoria Produções Audiovisuais - Módulo VI, o documentário oferece agora uma experiência ainda mais imersiva e acessível, com a narração na língua Krahô, legendas em português e janela de Libras, alcançando um público ainda maior, incluindo surdos e pessoas com deficiência auditiva.

A primeira exibição do documentário ocorreu em 2 de novembro de 2024, na Escola Estadual 19 de Abril, localizada na Aldeia Manoel Alves Pequeno. A iniciativa educacional busca fortalecer a conexão entre a juventude indígena e sua valiosa herança cultural.

Outras escolas públicas, em Palmas e região  também receberão sessões especiais para exibição do documentário, com o objetivo de disseminar a cultura Krahô.

Guardiões do Cerrado

Conhecidos como “os senhores do cerrado”, os Krahô habitam uma terra indígena de 302.533 hectares, demarcada em 1976, na região de Itacajá e Goiatins, no Tocantins. Sua cultura se destaca pela forte preservação de rituais e tradições, como a emblemática corrida de toras ao redor do pátio central, realizada com toras de buriti especialmente preparadas para as festividades (Amji Kin).

A "Festa do Peixe e da Lontra", celebrada ao longo de três dias, é uma dessas manifestações culturais significativas, representando o confronto mitológico entre o peixe e a lontra, entidades espirituais que simbolizam a profunda relação do povo Krahô com a natureza.

Quem compartilha os detalhes desta rica história é José Dilson Cuxý, que também assina a tradução Krahô/Português do documentário.