Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu, nesta terça-feira, 25, a nota técnica nº 30, do Ministério da Saúde (MS), a qual amplia a campanha de vacinação contra a Covid-19 com a dose de reforço Pfizer bivalente para toda população acima de 18 anos de idade. A Pasta já orientou os 139 municípios sobre a nova diretriz.

Os dados da Gerência de Imunização da SES-TO apontam que o Tocantins recebeu 149.664 doses da vacina da Covid-19 bivalente. Do total, 119.958 já foram distribuídas aos municípios e 42.270 aplicadas.

“Vemos a ampliação como um incentivo do Governo Federal para que a população se proteja, pois a cada dia diminui mais a procura pelo imunizante e consequentemente a cobertura vacinal contra a doença. Esperamos que mais pessoas procurem uma das unidades para receber o imunizante e assim se proteger do vírus da Covid-19, que ainda está circulando em nosso território” ressaltou a gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena.

"Todos os municípios dispõem de vacinas e sob custódia do Estado ainda temos de 29.706 mil doses. Portanto, pedimos à população que compareça munida do seu cartão de vacinação e documento oficial, para que seja protegida”, garante a gerente. 

Campanha

A campanha de imunização com a vacina bivalente foi iniciada em fevereiro, voltada para idosos de 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, presos e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários de penitenciárias. O público com maior adesão compreende os idosos acima de 60 anos.

Critérios

Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde.