Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: João Henrique Mota

Foto: João Henrique Mota

Artistas, produtores culturais, organizações, empresas, espaços, coletivos e grupos com finalidade cultural, devem se cadastrar no Mapa Cultural do Tocantins, uma plataforma que reunirá as informações de todos os fazedores de cultura do Estado e que mapeará esses artistas, consolidando um banco de dados valioso.

Essas informações, além de contribuir para subsidiar a gestão pública da cultura, promoverão a geração de indicadores culturais capazes de contribuir com o fomento da produção de arte local, do patrimônio e de demais atividades do setor no âmbito estadual, e serão utilizadas como um meio de acesso aos editais realizados pela Secult.

Passo a Passo

O cadastramento deverá ser realizado no site: http://mapa.cultura.to.gov.br/. Ao entrar no portal, o agente cultural que ainda não possui um login, deverá efetuar seu cadastro por meio da aba “agentes”. Em seguida, informar o seu nome completo, e-mail e CPF, além de escolher uma senha para a criação de sua conta online. Com o seu cadastro no ar, os interessados devem visitar a aba “oportunidades”, onde preencherão o formulário de cadastro de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

O edital com todas as informações e documentos necessários para o preenchimento do formulário pode ser acessado pelo Diário Oficial, publicado no dia 20 de abril, no link: https://doe.to.gov.br/diario/4878/download. Além disso, todo o regulamento encontra-se disponível nos formulários de cadastro.

Homologação

O cadastramento é tão importante que informações depositadas na plataforma são oficializadas pela Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins (Secult), que torna pública a homologação dos inscritos no Mapa Cultural do Tocantins, durante a execução dos diversos editais da Lei Aldir Blanc (Lei nº. 14.017, de 29 de junho de 2020), aprovada para apoiar os agentes culturais impactados pela pandemia da Covid-19.