Buscando promover a participação democrática no processo de Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu um calendário de discussões sobre esta temática. No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Conselho Estadual de Educação irão promover e articular audiências, mobilizando a comunidade escolar e civil.
A consulta pública do MEC, sobre o Novo Ensino Médio, estabelece diversos instrumentos que serão utilizados para receber as contribuições de estudantes, profissionais do magistério, equipes técnicas dos sistemas de ensino, pesquisadores, especialistas da educação, bem como da população em geral.
Serão realizadas cinco audiências públicas, uma em cada região do País, a partir do dia 10 de maio. O Tocantins sediará a audiência da Região Norte, no dia 6 de junho.
Todos os interessados podem opinar por meio da plataforma Participa+ Brasil, do Governo Federal. Haverá ainda consulta online, além de quatro webinários entre especialistas e gestores, nos meses de maio e junho.
O MEC também planeja aplicar pesquisa quantitativa e qualitativa, com amostra representativa de todas as unidades federativas.
Conforme a gerente de Ensino Médio da Seduc, Eliziane de Paula Silveira, a participação popular é imprescindível para a tomada de decisão do Governo Federal acerca do Ensino Médio.
“Iniciaremos com as orientações para as Diretorias Regionais de Educação acerca do calendário e do formato proposto pelo MEC e esclarecendo os gestores escolares sobre como as unidades de ensino podem auxiliar nesse processo tão importante de escuta da comunidade escolar, por meio desses instrumentos que integram a consulta pública", enfatizou.
Novo Ensino Médio
A principal alteração no currículo do Novo Ensino Médio foi a inclusão da parte flexível conhecida como Itinerário Formativo, em que além da Formação Geral Básica, passou a oferecer: Projeto de Vida; Eletiva; Trilha de Aprofundamento e Educação Técnica e Profissional.
Nas escolas estaduais do Tocantins, a Formação Geral Básica contempla as seguintes áreas e componentes curriculares: Linguagens e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Educação Física, Arte e Língua Inglesa); Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e Ciências da Natureza e suas tecnologias (Biologia, Química e Física).