Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ellayne Czuryto

Foto: Ellayne Czuryto

O uso irracional de medicamentos é hábito comum da população, porém pode causar muitos males. O dia 5 de maio é o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, data criada para alertar a população sobre os riscos da automedicação e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) chama atenção da sociedade para esta temática.

Conforme dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), uma das maiores causas de intoxicações no Brasil é o uso inadequado ou abusivo de medicamentos. A ingestão de substâncias de forma inadequada também pode causar reações como dependência e até a morte.

A coordenadora da farmácia e almoxarifado do Hospital Geral de Palmas (HGP), Juliana Coelho Barbosa, alerta que medicamento é coisa séria e que o uso racional é imprescindível para evitar diversos riscos à sua saúde, como intoxicação, interações com outros medicamentos, agravamento de uma doença, dependência e até a morte. "Sempre que tiver dúvida consulte o farmacêutico. Ele vai esclarecer para que você tenha um tratamento eficiente e seguro. A conscientização e a prevenção são os melhores remédios”, afirma.

Uso racional

– Caso se sinta mal ou suspeite de reações adversas a medicamentos, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou equipe de saúde;

– Use medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada;

– Descarte os medicamentos em coletores próprios, não utilize remédios vencidos, evite guardar em lugares quentes e úmidos;

– Não fique com dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos, procure sempre ajuda do médico, do farmacêutico ou profissional de saúde.