Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

Dentro da política de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e em observação ao fim da emergência sanitária da Covid-19, anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como a queda no número de casos da doença, em todo o Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), liberou, a partir da segunda-feira, 8, as visitas e acompanhantes, nas 17 unidades hospitalares sob sua gestão.

A Nota Técnica, enviada pela Pasta a todas as direções dos hospitais, também contém orientações sobre as medidas de proteção e segurança dos trabalhadores da saúde, pacientes, visitantes e acompanhantes dentro das unidades de saúde. “O documento foi elaborado tendo como referências os manuais de unidades hospitalares de apoio técnico do Ministério da Saúde (MS) no enfrentamento da pandemia por Covid-19, bem como os dados epidemiológicos dos sistemas de informação da saúde: Integra Saúde, SIVEP-Gripe, Notifica SUS-Palmas e E-SUS Notifica”, explicou o diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho da SES-TO, Robson José da Silva.

O responsável pela Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP/SES-TO), Andreis Vicente da Costa, explicou que, “todos os profissionais deverão repassar as orientações da nota para os pacientes e acompanhantes. Essa informação é importante, para que sejam evitados transtornos e ruídos na aplicação da nova normativa e cada unidade hospitalar vai organizar seus horários de visitas e a população deve ficar atenta”.

“Essa medida foi tomada com responsabilidade e baseada em dados epidemiológicos, com intuito de proporcionar segurança a todas as pessoas que circulam nas unidades hospitalares. Pacientes idosos, crianças ou com outra particularidade já possuem direito a acompanhante. Agora liberamos para os demais, por acreditarmos que a proximidade com entes queridos, colabora com a melhoria do quadro clínico do paciente e consequentemente, na alta hospitalar, que impacta diretamente na rotatividade de leitos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.

Dados

Dados do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde) apontam que de dezembro/2022 a abril/2023 teve queda da média móvel, de casos confirmados da Covid-19, por semana epidemiológica, no Tocantins, sendo: 179,71 em dezembro; 23,71 em janeiro; 36,14 em fevereiro; 33,57 em março e 27,43 em abril.

Desde o início da pandemia, em 2020, o Tocantins notificou 1.146.662 casos da Covid-19. Deste total, 368.248 foram confirmados; 363.785 tiveram alta e 4.241 pessoas foram a óbito. Uma taxa de letalidade de 1,15%, abaixo da nacional, que é de 1,9%.

Entre os profissionais de saúde, ligados à SES-TO, foram registrados 6.380 casos de afastamento por Covid-19 e 16 trabalhadores foram a óbito.

Orientações gerais

A Nota Técnica emitida pela SES-TO aos hospitais traz, dentre outras, as seguintes observações:

- Todos os acompanhantes deverão apresentar o cartão de vacina contendo o registro do esquema vacinal completo para Covid-19;

- Todos os acompanhantes devem obrigatoriamente utilizar máscara (cobrindo boca e nariz e higienizar com frequências as mãos com água e sabão ou álcool a 70%;

- Não é permitida a entrada de acompanhantes com sintomas gripais, tais como: febre, tosse, coriza, perda do olfato ou paladar, entre outros e nem com diagnóstico de Covid-19 nos 10 dias anteriores ou que tiveram contato com pessoas com diagnóstico da doença, nos 7 dias anteriores;

- Os acompanhantes não devem pertencer a grupos de risco (pessoas acima de 65 anos; e/ ou pessoa com doenças pré-existentes: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, câncer ou diabetes mellitus).