Mais de uma tonelada de resíduo eletrônico e eletrodoméstico foi recebida no novo ponto de entrega voluntária, na Via Lago, no último sábado, 6. No modelo drive-thru, as pessoas puderam descartar de forma consciente os seus computadores, tablets, impressoras, micro-ondas, cafeteiras, televisão, pilhas, entre outros equipamentos sem uso.
Essa ação de logística reversa realizada no fim de semana foi uma iniciativa da Prefeitura de Araguaína, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e as empresas Metalsul e Rensoftware.
Foto: Marcos SandesO secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, avalia que a quantidade arrecadada foi positiva e entende que os resultados da logística reversa levam tempo por envolver o trabalho de mudanças de hábitos na população.
“Em três horas conseguimos coletar mais de uma tonelada de equipamentos, o que significa que a comunidade engajou no projeto, mas esse é o primeiro passo de uma longa caminhada junto com a população e nossos parceiros, visando mudar a mentalidade da comunidade e melhorar os nossos indicadores ambientais”, explicou o secretário.
Para quem contribuiu, o significado é maior do que ter um espaço a mais em casa ou no depósito. “Quando falamos de resíduo eletrônico estamos falando de história, isso já serviu para alguma coisa, então recolher isso e destinar para um local correto é valorizar o item e o meio ambiente”, contou o gestor comercial da Resonftware, Paulo Henrique Nunes.
Ponto fixo de descarte
Foto: Marcos SandesA empresa araguainense Metal Sul é o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) fixo para receber os materiais. A empresa está localizada na Rua Aquarela Musical, nº 153, no Parque dos Sonhos Dourados. As ações na Via Lago são pontuais e devem ser realizadas constantemente para facilitar a entrega dos resíduos.
Outras iniciativas
Araguaína já possui implantado o sistema de logística reversa de alguns tipos de resíduos sólidos, como pneus. Em 2021, o Ponto de Entrega Voluntária do Distrito Agroindustrial de Araguaína (DAIARA) recebeu 1.300 toneladas de pneus velhos e resíduos do material.
Outro projeto é o Papa-Pilhas, para coleta de pilhas e baterias. A iniciativa começou na Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) e recebeu o apoio da Prefeitura de Araguaína para ser implantado em pelo menos oito pontos de coleta no comércio e prédios públicos. Araguaína também conta com cooperativas que já coletam papel, papelão, embalagens pet e metais diversos pela cidade.