Yuri Marinho, de 31 anos, veio da Bahia para Araguaína em busca de uma nova oportunidade há quatro anos. Como gari em uma empresa de limpeza, o jovem permaneceu no posto durante 3 anos. Em 2022, ele viu um anúncio na internet do curso de qualificação gratuito de Fiber to the Home (FTTH) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com carga horária de 40 horas. Assim, o profissional decidiu se inscrever e, após concluir o curso, deixou a empresa em que trabalhava e começou a enviar currículos.
O recém certificado pelo Senai foi chamado para um teste em uma empresa de instalação de fibra óptica e trabalha lá há 8 meses como suporte técnico. Agora, Yuri está fazendo o curso de Operador de Computador no Senai, trabalhando durante o dia e estudando à noite para alcançar novas oportunidades no mercado.
"O curso de FTTH foi essencial para a minha carreira, abrindo novas portas e me proporcionando uma oportunidade de trabalho em um campo que eu nunca tinha imaginado antes", disse Yuri. "O Senai oferece cursos de qualidade e gratuitos, o que é muito importante para quem busca qualificação profissional e novas oportunidades de emprego", afirmou.
Paulo Aquino, instrutor do curso de FTTH no Senai, destaca a importância da qualificação profissional para acompanhar o avanço tecnológico. “O Senai implantou o curso de instalação e manutenção de redes FTTH em 2021 com uma grande parceria com HUAWEI e desde então vem formando centenas de profissionais nessa área que tanto cresce em todo estado do Tocantins, somente em Araguaína temos 7 empresas disputando esse mercado de fibra óptica baseado em GPON”, explicou.
Paulo também comentou que o Fiber to the Home ou simplesmente FTTH é uma tecnologia que usa fibra óptica diretamente do provedor de internet até as residenciais, fornecendo serviço de Internet de alta velocidade. “O FTTH é a solução definitiva de acesso à fibra, na qual cada assinante está conectado a uma fibra óptica. Essa solução é baseada em um caminho de fibra óptica completo, desde o equipamento que está instalado no provedor a OLT (Optical Line Termination) até as instalações do assinante, garantindo serviços e conteúdo de alta largura de banda para cada cliente”, finalizou o instrutor.