Usuários do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que tenham abertos no Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam) requerimentos; ou feito alguma juntada de documentos e/ou cumprido alguma pendência devem ficar atentos sobre a tramitação de seus processos. A mesma recomendação vale para os usuários do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).
Segundo o Gerente de Atendimento e Análise Técnica do Naturatins (Gerência de Protocolo), João Bento Santos Barbosa, ao acompanhar o andamento do processo, o usuário, seja pessoa física ou jurídica, é informado acerca do trâmite do seu processo, inclusive se há pendências e se elas já foram atendidas e o processo movimentado.
Conforme explica o Gerente João Bento, quando o usuário atende as pendências é importante informar acerca do cumprimento e acompanhar o andamento do processo, pois, caso as pendências não sejam atendidas no prazo legal (que consta no Ofício de Pendências), o processo será arquivado, e nesse caso, o usuário terá que abrir novo requerimento e efetivar o pagamento de nova taxa, observa o Gerente ao ressaltar que, além do prejuízo, o usuário retarda a resolução de sua demanda junto ao Naturatins.
Canais de atendimento
Para o usuário não perder prazos e ficar em dia sobre como está o andamento do processo, o Naturatins informa que basta ele acionar um de seus canais de atendimento. De forma presencial, a Gerência de Protocolo, situada na sede do Naturatins, na Avenida Teotônio Segurado, atende de segunda às sextas-feiras, das 8 às 18 horas.