Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Porto Nacional é o sexto município a receber a oficina do Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural  o ATER Tocantins. Realizados pelo Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), os encontros vem ocorrendo em todas as delegacias regionais do órgão.

A oficina, que reuniu técnicos de dezesseis municípios da região, ocorreu nessa segunda-feira, 8, no auditório da Delegacia Regional de Educação (DRE), de Porto Nacional, somando mais sessenta pessoas.

Na apresentação o palestrante Engenheiro Agrônomo Jose Carlos falou das possibilidades de acesso a créditos, reforçou sobre o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), além de outras demandas, e explorou sobre as metas de prestação de serviço de extensão rural.

"Serão atendidos dez agricultores familiares por técnico de acordo com a cadeia produtiva de cada região, é uma meta que determinamos para ser cumprida em 2023. Acreditamos no fortalecimento dessas cadeias quando direcionarmos a Ater a essas demandas," disse o engenheiro José Carlos.

O técnico do Ruraltins de Porto Nacional, Fernando Manduca, parabenizou a gestão pela iniciativa de elaborar um plano de ação na Ater, e frisou: "Durante todos os anos que estou no Ruraltins, é a primeira vez que temos um Plano que nos direciona a entender os resultados que o órgão espera, do trabalho que dedicamos a muitos anos, sem alcançar metas, pontuou". O técnico apontou ainda, a cadeia da ovinocultura como de grande relevância para o setor e para a região.

O extensionista de Monte do Carmo, Alex  Fernandes dos Santos participou da oficina e disse que” todo êxito de qualquer atividade que se deseja fazer depende de um planejamento inicial, e esse planejamento é extremamente importante para dar um norte, direcionar e definir o que fazer para obter os resultados propostos. Trabalhar com as cadeias produtivas definidas trará melhores resultados para os produtores e para os técnicos que irão focar nas metas definidas”, disse Alex.

O presidente do Ruraltins Washington Ayres destacou que o público de ATER, técnicos, e até mesmo o governador tem demonstrado que a forma de desenvolver a ATER no Estado precisa ser melhorada, sendo assim, “é preciso reorganizar a nossa forma de trabalho, atender as necessidades básicas, como as ferramentas de apoio, que irá dar condições de reordenar nossa linha de trabalho e garantir melhores resultados nas ações”, pontuou o presidente.

As cadeias produtivas que receberam destaque na Regional de Porto Nacional foram de mandioca, bovinos e aves.

Participaram da oficina os municípios de Porto Nacional, Ponte Alta, Pindorama, Monte do Carmo, Santa Tereza, Santa Rosa, Silvanópolis, São Valério, Chapada da Natividade, Natividade, Aparecida do Rio Negro, Palmas, Novo Acordo, Fátima, Mateiros e Santa Rita.