Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Mariana Ferreira

Foto: Mariana Ferreira

O Governo do Tocantins lançará edital de financiamento à pesquisa para a área da Saúde durante a III Manhã de Ciência, Tecnologia e Inovação realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT). O evento ocorrerá nessa quarta-feira, 10, a partir das 9h, na sala de reunião do Palácio Araguaia, em Palmas.

O edital prevê a aplicação de recursos financeiros no valor global de R$ 700.000,00, para financiar 12 projetos de pesquisa direcionados à produção de conhecimento em áreas sensíveis da saúde pública e com potencial para induzir a melhoria da qualidade da atenção à saúde da população tocantinense, estimular o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde e contribuir para a estruturação de uma cadeia produtiva de Ciência e Inovação em Saúde (CT&IS) dentro do Estado do Tocantins.

A diretora da Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS), Fabiola Sandini Braga, afirma que esta ação tem como seu embrião estratégias empreendidas pela Escola Técnica do SUS, para alavancar o fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico do Tocantins na área da Saúde. "Para conseguirmos entregar aos tocantinenses o sistema de saúde que eles precisam e merecem, a estratégia mais correta, assertiva e segura, é a de financiar e estimular o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado. Investir na produção de ciência e tecnologia é também pensar no longo prazo, é ter estabilidade institucional, desenvolver parcerias estratégicas, ter prioridades de investimento e apostar na capacidade de nossos pesquisadores e Instituições de Ensino e Pesquisa”, reforça.

“Queremos fazer desta ação uma rotina em parceria com a FAPT, e aumentar gradualmente as somas financeiras investidas para que possamos contribuir para a elevação do nível de complexidade de nossa produção científica. Este é o nosso pensamento e acreditamos que com nossos esforços, com a definição das estratégias corretas, com os parceiros corretos nós iremos contribuir significativamente para a evolução do cenário da ciência e tecnologia do Estado do Tocantins”, finaliza a diretora.

O presidente da Fapt, Márcio Silveira, enfatiza que o papel da fundação é de amparar a comunidade científica e dos pesquisadores em todas as áreas do conhecimento. “O recurso que investimos advém do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia e vemos tudo isso com muito otimismo, pois mostra que o Estado está preocupado e apoiando os pesquisadores, com projetos na educação e no fomento da ciência, tecnologia e inovação. Não há progresso sem investimento em educação, sem investimento em ciência, tecnologia e inovação”, pontua Márcio da Silveira.