Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins receberá do Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, R$ 1.594.465,25 milhões de reais para ações e serviços na área de saúde bucal em 2023. O anúncio foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nessa segunda-feira, 8, em Brasília, durante o relançamento do programa.

A partir de agora, a saúde bucal passa a ser um direito de todos os brasileiros garantido pela Lei nº 8131/2017. O ato reconhece a importância do acesso ao atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS) e reforça o compromisso com o cuidado integral da população brasileira.

Para a população tocantinense, o relançamento do Programa Sorridente trará recursos para a implantação de 11 novas equipes de saúde bucal e 20 novos serviços de atendimento na rede pública de saúde.

“É com muita alegria que recebemos a notícia desses recursos para a execução da ampliação dos serviços de saúde no SUS Tocantins. Acreditamos que eles serão de grande valia e ajudará a disponibilizar uma vida mais digna a quem tanto precisa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde do Tocantins, Afonso Piva de Santana.

“Essa ampliação de serviços proporcionará a melhoria do acesso ao atendimento odontológico, principalmente para a população mais vulnerável em regiões de vazio assistencial. Isso vai proporcionar a promoção da saúde bucal, o atendimento preventivo e recuperação e tratamento especializado em tempo oportuno”, comentou a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Juliana Veloso.

Brasil Sorridente

Criado em 2004, o Programa Brasil Sorridente busca garantir acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no SUS e está presente em 5,2 mil municípios. As principais diretrizes do programa são baseadas no direito de todos os brasileiros à um sorriso saudável, parte fundamental para uma vida digna, aumento da autoestima e o exercício da cidadania.

A atenção em saúde bucal no SUS é ofertada em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. Além desses serviços, o Programa Brasil Sorridente conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD).