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Economia

Foto: Divulgação CDL Palmas

Foto: Divulgação CDL Palmas

O Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio, ficando atrás somente do Natal. Neste período, os lojistas veem o aumento das vendas e apostam em promoções, vitrines comemorativas e um bom marketing para atrair ainda mais os clientes. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, 79% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia das Mães. Na capital tocantinense, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas espera um aumento de cerca de 10% nas vendas em relação ao ano passado.

Conforme apontam os dados do levantamento, em média, os consumidores pretendem comprar dois presentes, com ticket médio de R$ 258. Com relação às formas de pagamento, 34% pretendem pagar os presentes no PIX, 33% no cartão de crédito parcelado, 26% no cartão de débito e 22% no dinheiro. Os produtos mais procurados em 2023 são: roupas, calçados ou acessórios (46%), perfumes (42%), cosméticos (23%) e chocolates (23%).

As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes presencialmente, sobretudo nos shopping centers (31%) e em lojas de rua (18%). A internet aparece como local de compra de 40% dos consumidores, principalmente nos sites e lojas virtuais (36%). Considerando os que pretendem fazer compras em sites/lojas online, os mais citados são os sites de varejistas nacionais (57%), varejistas internacionais (51%) e sites de lojas de roupas (35%). Ainda de acordo com a pesquisa, o consumidor está atento aos preços e a grande maioria (81%) pretende fazer pesquisa antes de comprar os presentes.

O presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, destaca que o brasileiro ainda têm o hábito da compra presencial, mesmo com a revolução da internet para o varejo. "Os dados nos revelam aquilo que vemos no dia a dia: comprar no comércio local ainda é a escolha de grande parte dos consumidores. As pessoas valorizam a experiência de ir na loja e o comércio deve entender esse cliente, deve se preparar. É claro que também deve se atentar ao atendimento online e assim maximizar as vendas na data"” explica. 

A pesquisa apresenta ainda um dado preocupante com relação ao orçamento dos consumidores: 29% admitem que costumam gastar mais do que podem com as compras para o Dia das Mães. Outro comportamento imprudente, 32% dos consumidores que pretendem ir às compras estão com contas em atraso, sendo que 72% estão com o nome sujo atualmente. Além disso, 12% reconhecem que podem deixar de pagar alguma conta para ir às compras neste Dia das Mães. Entre aqueles que compraram presentes para esta data em 2022, 14% ficaram com o nome sujo, sendo que 7% já regularizaram sua situação e 7% ainda estão negativados. "É importante fazer uma análise do seu orçamento, saber o quanto pode gastar para não se endividar. Seja criativo, busque opções que não afetem o seu orçamento familiar, faça pesquisas de preços", destaca Silvan Portilho.

Quanto aos fatores que influenciam na escolha do estabelecimento para a compra dos presentes, 57% citam o preço, 41% a qualidade dos produtos, 37% as promoções e descontos e 30% o frete grátis. Silvan Portilho finaliza explicando que o comércio de Palmas se prepara desde o início do ano para a data e que a classe espera o crescimento das vendas. ''Estamos otimistas, acreditando num comércio preparado para atender os clientes, com bastante diversificação de produtos e preços. Lojista, aposte nas redes sociais, atraia o cliente para dentro do seu estabelecimento. Para o consumidor, destacamos para se planejar e pesquisar bem", diz.