Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Thiago Sá

Foto: Thiago Sá

De acordo com Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, mais de 18 mil profissionais estão oficialmente autorizados a exercerem a atividade, dentro e fora do Brasil. O registro é obrigatório e garante ao turista que o profissional contratado atende as exigências para a prestação do serviço. Uma garantia de qualidade e segurança.

Para atuar como guia, o interessado deve fazer um curso de formação técnica em entidades reconhecidas e credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), que geralmente dura 18 meses. Além disso, são bem-vindas capacitações complementares.

Simpatia e carisma com os turistas, além de conhecimento sobre a cultura e história dos locais visitados. Estes são alguns atributos do guia de turismo, um profissional habilitado para conduzir visitantes por destinos turísticos e recebe homenagens nessa quinta-feira, 10, Dia Nacional do Guia de Turismo.

“O guia é que vai ser o porta-voz do local para o cliente. Então, ele é que tem que saber a regra, o que pode e o que não pode. Assim, ele vai conseguir dar o melhor do lugar, mas sem agredir o local, sempre preservando o lugar do jeito que ele é”, afirma o guia de turismo Vanderley Rodrigues, sobre o impacto da profissão na experiência do turista e na preservação ambiental.

Qualificação

Visando apoiar a atuação da categoria, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com o Senac Tocantins, disponibiliza capacitação ao segmento.

Voltada para os guias com cadastro regular no Cadastur, o curso de Língua Inglesa Básico está com inscrições abertas até o dia 22 de maio. Ao todo, serão disponibilizadas 13 vagas, com início previsto para 21 de junho, em Palmas. Os interessados podem obter informações através do telefone.

“O curso é uma grande oportunidade para o aprimoramento dos guias de turismo do Estado, para se qualificarem a fim de prestar um serviço de excelência e qualidade aos turistas que visitam os atrativos do Tocantins. Nesse sentido, estaremos mobilizando os profissionais regularizados no Cadastur”, destacou o secretário do Turismo, Hercy Filho.

Guias no Tocantins

A credencial de guia comprova a inscrição do profissional no Cadastur, sendo a permissão legal para o exercício da atividade.

No Tocantins, estão cadastrados 152 guias de turismo, de acordo com informações do Cadastro de Prestadores de Serviços, sendo que 68 podem atuar dentro do Estado, conforme prevê a Portaria MTUR Nº 37, de 11 de novembro de 2021, que rege a atuação desses profissionais.

Responsável técnica pelo Cadastur no Tocantins, Mayna Miranda ressalta a importância da regularidade. “Lembramos, ainda, que configura penalidade a atuação do profissional com o cadastro vencido, bem como a atuação de pessoas se passando por Guia de Turismo, caso não possuam a devida qualificação para atuar como tal”, alerta.