O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), participará da 8ª reunião ordinária da Instância de Governança Regional (IGR) da região turística Serras Gerais. O encontro ocorrerá nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2026 (quinta e sexta-feira), na Câmara Municipal de Natividade.
Na ocasião, os membros que compõem o Fórum de Turismo da Região de Serras Gerais discutirão os planos de ação e as propostas estruturadas apresentadas pelos coordenadores das câmaras temáticas. Também será realizado um estudo mais aprofundado do Projeto de Lei nº 1.779/2023, que trata do reconhecimento da Rota Turística das Serras Gerais, além do debate sobre os primeiros passos para a criação do CNPJ do Fórum, entre outros assuntos.
A Instância de Governança Regional é uma organização formada por representantes do poder público e da iniciativa privada e do 3º setor dos municípios que integram as regiões turísticas, com a finalidade de coordenar e fortalecer o desenvolvimento do turismo em âmbito regional.
Os pilares do turismo, especialmente no contexto do turismo sustentável, abrangem os aspectos ambiental, voltado à conservação da natureza; econômico, que busca gerar benefícios para a comunidade local; social, que respeita a cultura e os direitos humanos; além do cultural, que valoriza o patrimônio histórico e as tradições, e do institucional/político, relacionado à governança do setor. Esse conjunto forma um modelo que busca o equilíbrio entre pessoas, planeta e desenvolvimento econômico.
“A Instância de Governança Regional é fundamental para fortalecer o turismo de forma organizada e participativa. Esses encontros permitem alinhar ações, ouvir os municípios e avançar em pautas estratégicas, como a estruturação jurídica do colegiado do Fórum”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Monteiro de Castro. “Nosso objetivo é promover um turismo sustentável, que gere oportunidades, valorize a identidade local e impulsione o desenvolvimento regional”, completou a gestora.

