Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Inserido numa área de aproximadamente 10 mil hectares, o PEL é composto por um rico ecossistema

Inserido numa área de aproximadamente 10 mil hectares, o PEL é composto por um rico ecossistema Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves Inserido numa área de aproximadamente 10 mil hectares, o PEL é composto por um rico ecossistema Inserido numa área de aproximadamente 10 mil hectares, o PEL é composto por um rico ecossistema

Um dos grandes patrimônios naturais do Estado, o Parque Estadual do Lajeado (PEL), completa 22 anos de criação nesta quinta-feira, 11. Instituído pela Lei Estadual n° 1.244, o Parque tem como objetivo principal proteger amostras dos ecossistemas da Serra do Lajeado, assegurando a preservação de sua flora, fauna e demais recursos naturais, características geológicas, geomorfológicas e cênicas.

Gerido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o PEL compõe o grupo das quatro Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado. Atributo que, segundo o supervisor do Parque, Lyon Cardoso de Sousa, prioriza a preservação da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, ou seja, livre das ações causadas pela interferência humana.

Inserido numa área de aproximadamente 10 mil hectares, o PEL é composto por um rico ecossistema, cuja preservação é essencial para garantir o equilíbrio ambiental. “Sua rica biodiversidade inclui a fauna e flora, além de ser uma região de platô das cabeceiras com áreas de recargas para os mananciais, como Lajeado e vários outros córregos para os recursos hídricos da região. Portanto, nossas ações visam garantir a proteção e preservação de toda essa riqueza ambiental”, frisou o gerente Lyon Cardoso de Sousa. Além disso, completa o gerente, a Unidade de Conservação possui grande potencial turístico com trilhas, passeios, mirantes de observação de aves e mamíferos, e possui um grande refúgio de vida silvestre.

Lyon acrescenta que o parque está inserido no bioma cerrado, dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), e possui características importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental: água em abundância e heterogeneidade ambiental. Ao todo foram detectadas 171 espécies de plantas, distribuídas em 61 famílias. Para a fauna foram registradas 41 espécies de mamíferos, 219 de aves, 04 répteis e 50 anfíbios ocorrentes.

Lyon ressaltou, ainda, que para proteger o Parque e seu entorno das queimadas, são executadas uma série de medidas propostas pelo Manejo Integrado do Fogo (MIF), que é composto por ações que visam evitar, preservar, controlar ou utilizar o fogo em uma determinada paisagem. Outra ação de proteção do Parque, segundo o gerente, é a realização de plantio de mudas nativas do cerrado tocantinense, para a recuperação de áreas degradadas.

APA do Lajeado

Criada pela Lei nº 906 de 1997, a Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado se localiza nos contrafortes da Serra do Lajeado, do vale do Ribeirão Lajeado, e da Serra do Carmo, situada nos municípios de Palmas, Aparecida do Rio Negro, Tocantínia e Lajeado do Tocantins.

A área, além de garantir a conservação da fauna, da flora e do solo, tem como objetivo proteger a qualidade das águas e as vazões de mananciais da região, assegurando as condições de sobrevivência necessárias para a população das regiões circunvizinhas.