Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dentro da política de ampliação de serviços de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) implantou no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT), o Teste do Olhinho. O exame realizado em recém-nascidos para detectar possíveis problemas na visão é rápido, indolor e pode ser feito ainda na maternidade ou nos primeiros dias de vida do bebê. Na unidade hospitalar o público é atendido todas as quintas-feiras. 

Nascem em média 90 bebês por mês no HRPT. O teste do olhinho é realizado por um oftalmologista ou por um pediatra treinado, capaz de detectar precocemente problemas que podem evitar danos permanentes à visão do bebê. “O teste do olhinho consiste em iluminar o olho do bebê com uma luz suave e observar a reação da pupila. Se a pupila se contrair em resposta à luz, significa que o olho está saudável. Caso contrário, pode ser um sinal de doenças como catarata, glaucoma, retinoblastoma ou outros problemas de visão”, explicou a médica oftalmologista Thayse Maciel Sá.

A especialista acrescenta que caso seja identificado algum problema no teste do olhinho, o bebê será encaminhado para um especialista para avaliação e tratamento adequado. "É importante ressaltar que o teste do olhinho não substitui a consulta oftalmológica regular, que deve ser feita anualmente a partir dos três anos de idade”.

A Danielma Francisca do Nascimento, mãe da pequena Maria Júlia falou sobre o atendimento recebido. “Achei muito bom saber que agora tem esse tipo de exame disponível aqui no hospital e fiquei muito feliz em saber que minha filha não tem problemas na visão”, disse.

"O teste do olhinho nos recém-nascidos na nossa maternidade vem para compor com mais um serviço que iremos oferecer aos nossos pacientes. Todas as mães que tiverem seus bebês em nosso hospital e as que tiveram até dois meses antes, ainda podem agendar atendimento, por estarem dentro do prazo preconizado para a realização”, destaca a diretora geral do HRPT, Wal França.