Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em continuidade à programação do 29º Festejo do Santuário Nossa Senhora de Fátima, nesse sábado, 13, dia de Nossa Senhora de Fátima, a programação começa às 7h, com a reza das Mil Ave Marias. A partir das 11h30 acontece o Ofício de Nossa Senhora. E às 12h a descida do terço de madeira, e a subida do terço de balões no pátio da igreja. 

Um conjunto de 59 balões em forma de terço, representando a quantidade de orações de Ave Maria, Pai Nosso e o Credo, que são recitados enquanto se reza o terço. O ato de soltar os balões é uma forma encontrada pela Igreja de levar uma mensagem de fé e esperança, através do terço.

Sônia Maria Barreto, paroquiana do Santuário conta que o terço dos balões foi pensado como uma homenagem para Nossa Senhora. “Rezamos e soltamos o terço ao meio dia do dia 13, porque foi a hora da aparição de Fátima, momento em que foram derramadas muitas graças”, disse dona Sônia.

A soltura do terço dos balões é realizada há 20 anos e dona Sônia explica que a ideia de soltar os balões, foi da colega do Santuário, Maria Izabel Sabará. A paroquiana relata que virou tradição. “A irmã Maria Izabel foi para outra paróquia, não pôde mais nos ajudar, mas eu com a parceria de outras colegas do Santuário, com a ajuda do meu esposo Vasco Areias, que não está mais aqui conosco, decidimos continuar confeccionando o terço, e já tem mais de 15 anos, essa bela homenagem que fazemos a Nossa Senhora. Não quis deixar a tradição fora dos festejos”, conta muito emocionada.

Uma curiosidade do terço dos balões é que, não sabe até onde os balões poderão chegar. O terço já caiu algumas vezes em Palmas. Dona Sônia Maria conta que em 2017 o terço chegou até Minas Gerais. “Foi no município de Bom Jesus do Galho, no dia 30 de maio de 2017. Uma pessoa que sempre acompanhava as ações da igreja, que tem parentes em Palmas, viu que o terço tinha saído daqui e nos avisou, ficamos muitos felizes, por saber onde o terço caiu, e que levamos essa mensagem de fé e esperança para as pessoas”, relatou dona Sônia.

Programação

Ainda em comemoração ao dia de Nossa Senhora de Fátima, às 18 horas terá a recitação do terço de madeira e às 18h30 a subida terço de madeira, em seguida o terço volta ao local de costume. A partir das 19 horas acontece a Missa Solene Campal, celebrada pelo Bispo da Arquidiocese Dom Pedro Brito Guimarães. Logo após a missa, o momento sublime dos festejos, a Coroação de Nossa Senhora de Fátima, momento de fé, em que a imagem de Nossa Senhora passa entre os fiéis com o seu manto Azul Sagrado. Em seguida, tem continuidade à tradicional quermesse, com o bingo, leilão, barracas com comida típicas e tradicionais, show e para finalizar a noite o sorteio de uma Moto Elétrica W7.

Para encerrar os festejos no dia 14, em que se comemora o dia das mães, será sorteado mais um carro, um HB20 Sedan. No último dia 6, foi realizado o sorteio do primeiro carro dos festejos, um HB20 Hatch, o ganhador foi Paulo Henrique M. Vasconcelos, de Palmas. 

Para participar do sorteio, é preciso adquirir o cupom da rifa que custa R$ 3,00, na secretaria do Santuário.