Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araujo

Foto: Esequias Araujo

O governador Wanderlei Barbosa liderou nessa sexta-feira, 12, reunião sobre a proposta de implantação de um Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Tocantins em Palmas. O objetivo da iniciativa é propiciar condições para atender pessoas com deficiência por meio de um tratamento especializado. A reunião contou com a presença do comandante geral da PM, coronel Márcio Barbosa, do comandante da Cavalaria da corporação, tenente coronel Geraldo Magela, e dos deputados Léo Barbosa e Gutierres Torquato.

Equoterapia constitui um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências. Diversas Polícias Militares do Brasil já gerenciam Centros de Equoterapia para atender tanto o público interno como outros públicos, com fins de assistência social. Esta terapia, além de elevar o nível de qualidade de vida dos praticantes, facilita o processo de integração social dos envolvidos.

“Nós temos um cuidado especial com as pessoas com deficiência e temos que aumentar esses cuidados trazendo ferramentas que podem melhorar o estado físico, emocional das pessoas que contam com algum tipo de deficiência”, frisou o governador Wanderlei Barbosa lembrando que a Polícia Militar já realiza esse trabalho em outros estados e o Governo quer implantar essa prática no Tocantins. “Estamos querendo trazer essa boa ideia para cuidar das pessoas com deficiência através da cavalaria. Com fé em Deus será mais uma ferramenta a favor dessas comunidades”, ressaltou.

O comandante geral da PM, coronel Márcio Barbosa, explicou que o projeto apresentado ao Governador propõe o acesso ao método terapêutico da Equoterapia, que possibilita a reabilitação, educação, socialização e a prática do esporte e terá uma equipe interdisciplinar à frente. “´É um projeto que envolve várias instituições e que tem o Governo do Estado à frente e órgãos como a Polícia Militar, Secretaria da Saúde, Ministério Público, Tribunal de Contas, e algumas entidades privadas”, ressaltou o comandante. Explicou também que o Centro será filiado à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE Brasil), responsável pelos polos de Equoterapia no Brasil, que será visitada na próxima semana pelo Governo do Tocantins.

O comandante da Cavalaria da PM, tenente coronel Geraldo Magela, disse que o projeto é inovador no Tocantins, mas que já existe em várias corporações no Brasil. “É um projeto de grande alcance social. O Governo tem essa preocupação e está envolvendo vários parceiros para que essa ferramenta tão necessária para a nossa comunidade se torne uma realidade”, comentou.

O projeto de Equoterapia envolve profissionais de diversas áreas como psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de equitação, pedagogos, assistentes sociais, educadores físicos, fonoaudiólogos, enfermeiros e outros.