Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges

Com a contagem regressiva para a abertura da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), que ocorre nessa terça-feira, 16, os últimos preparativos estão em pleno vapor no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na zona rural de Palmas. O evento, que se consagrou como a maior Feira de tecnologia agropecuária da região Norte do país, promete trazer oportunidades para o setor agropecuário. Produtores rurais, empresários e especialistas se reúnem para compartilhar conhecimento, apresentar inovações e discutir os desafios enfrentados no campo.

As estruturas de estandes e pavilhões já estão passando pelos detalhes finais para receberem cerca de 150 mil pessoas durante a realização do evento, que ocorre entre os dias 16 e 20 de maio. Para garantir o sucesso da Feira, os trabalhadores estão no local dedicando-se intensamente na infraestrutura de mais de 850 expositores. O espaço físico foi pensado para abranger ainda auditórios, restaurantes, área de exposições de animais, dentre outros.

O diretor de Agricultura e Pecuária e Agronegócio, da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), José Américo Vasconcelos, afirma que serão expostos mais de 400 animais, entre bovinos, equinos e ovinos. Segundo o diretor, o espaço já está pronto e, no decorrer do dia, os animais estarão abrigados e prontos para a exposição. “Já estamos na fase final da organização, passando praticamente a maquiagem para que tudo esteja pronto para os visitantes. Hoje, estão chegando os últimos expositores e todos os animais”, pontuou Américo Vasconcelos.

A Agrotins 2023 também terá uma área dedicada à agricultura familiar, visando fortalecer esse segmento tão importante para o desenvolvimento regional. O estande reservado para agricultores familiares vai oferecer todo suporte necessário para potencializar a produção no Estado, onde serão ofertados serviços como linha de crédito bancário, venda de maquinário, assessoria e mais. O diretor da Agricultura Familiar da Seagro, Geilson Barbosa, comentou como o trabalho foi desenvolvido até chegar na etapa final. “Estamos trabalhando incansavelmente, dia e noite para que, agora, possamos receber o agricultor com todo o conforto. O nosso espaço foi pensado para oferecer tudo que for necessário para o agricultor, temos certeza de que será uma ótima feira”, destacou.

A Agrotins é uma excelente oportunidade para negócios no setor agro e o Edemar Oliveira Júnior conhece bem a importância dela para o ramo. Participando pela segunda vez da Agrotins, ele que é supervisor regional de uma empresa de controle biológico, que já conta com o estande totalmente pronto para receber o público. “Este ano, estamos trazendo muita coisa nova. Nossa expectativa é grande em relação à feira, pois, no ano passado, tivemos muitos negócios e a ideia é que a gente consiga dobrar o faturamento”, comentou.

Compliance no Agro

A Agrotins 2023 vai trabalhar o tema Compliance no Agro, que inova ao estimular a produção em conformidade com as normas que regulamentam o setor, visando uma produção agropecuária cada vez mais sustentável. Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras. Para este ano, a expectativa é fechar mais de R$ 2,5 bilhões em negócios durante a realização da feira, superando assim a marca da edição passada.