Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), houve um aumento significativo no número de procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) nos primeiros três meses de 2023. De acordo com a pasta o aumento se deve principalmente à força-tarefa que vem sendo realizada para reduzir a fila de espera por esse tipo de cirurgia.

Os dados da SES-TO mostram que no HGP foram realizadas 2.658 cirurgias no período, sendo 428 eletivas de pacientes em casa, 1.676 eletivas de pacientes internados e 554 de urgência e emergência. Já no HMDR, foram realizadas 855 cirurgias, sendo 11 eletivas, 207 de urgência e emergência e 637 partos cesáreos. Tudo isso só foi possível devido à ampliação realizada no hospital, aos novos serviços que estão sendo oferecidos e também à Central de Material e Esterilização (CME), que foi inaugurada em 2021.

O diretor do HGP, Leonardo Toledo, destaca a importância do aumento de cirurgias realizadas. "O aumento na realização das cirurgias veio somar-se às ações de saúde, beneficiando nossos pacientes e diminuindo a demanda reprimida, evitando também a entrada de pacientes na porta de urgência e emergência. Oferecendo assim um melhor atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguarda algum procedimento, conforme lista de regulação. Nossa prioridade é a qualidade de vida do nosso paciente", disse Leonardo Toledo.

Na CME, foi registrado um aumento no processamento de materiais dessas instituições de saúde nos primeiros três meses do ano, com uma média mensal que ultrapassou os 100 mil materiais processados, e se comparado ao mesmo período de 2022, um aumento de 22%. Esse crescimento só foi possível graças a modernização do sistema de esterilização, realizado pela empresa responsável, a Bioplus, em 2021.

O diretor de Operações da Bioplus, Sérgio Pacheco, destaca que o crescimento veio acompanhado da qualidade e da agilidade para apoiar os dois hospitais. "O aumento no processamento de materiais na CME é uma demonstração clara da efetividade na condução de procedimentos cirúrgicos eletivos e de urgência. Estamos dedicados em continuar apoiando o setor de saúde do Tocantins, mantendo a qualidade dos insumos e principalmente no que diz respeito à segurança, visando sempre a qualidade de vida do paciente e um atendimento de excelência no SUS", afirmou o diretor.