Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Sara Cardoso

Foto: Sara Cardoso

O fortalecimento da segurança na região sul de Palmas e a reativação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Jardim Aureny IV foram temas de uma reunião que ocorreu nessa segunda-feira, 15, entre o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, sua equipe técnica e representantes de moradores daquela região.

Na ocasião, o secretário detalhou que desde que assumiu a pasta sua equipe, por meio da Superintendência de Segurança Integrada (SSI) e da Diretoria de Polícia Comunitária, tem feito um forte trabalho de reativação de Consegs por todo o Estado.

“Temos uma área especialmente voltada para este fim, trabalhando junto com a população nas situações que envolvem a segurança pública. Ficamos felizes em receber representantes que também querem contribuir. Estamos unindo forças, envolvendo todos os atores em busca de soluções que fortaleçam a segurança na região sul de Palmas. Foi uma reunião muito produtiva e, com certeza, colheremos melhores frutos”, disse o secretário.

A superintendente da SSI, Fátima Holanda Ubaldo, e o diretor de Polícia Comunitária da SSP, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, lembraram que a Polícia Comunitária aproxima as forças de segurança da sociedade através de uma política de ações integradas com vistas à prevenção da criminalidade e à promoção do bem-estar social.

“Utilizamos especialmente os instrumentos do Curso de Agente Comunitário de Segurança (Cacs) e a implantação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), que tornam mais efetiva as ações de segurança pública. Somente no ano passado foram reativados os conselhos de Taquaruçu, Luzimangues, Tocantinópolis, Araguatins, São Bento, Carrasco Bonito e Sampaio. Vamos continuar trabalhando para implantarmos outros”, disse o diretor de Polícia Comunitária.

Vania Márita, presidente da Associação de Moradores do Jardim Aureny IV, disse que ficou surpresa com o que a equipe da SSP apresentou na reunião. “Viemos tratar da reativação do Conselho de Segurança, buscar parcerias para executar projetos e ficamos muito felizes em saber que a secretaria já está com esse planejamento de reativar o conselho. Ficamos também satisfeitos porque o secretário se dispôs a fazer uma reunião no local para tratar do tema”, comemorou.

Quem também comemorou o resultado da reunião foi Rogério Lopes da Silva, presidente da Federação das Associações e Entidades Comunitárias Urbanas e Rurais do Tocantins.

“Foi uma reunião maravilhosa porque nós viemos com um objetivo, mas fomos surpreendidos porque o secretário e sua equipe demonstraram que já vem sendo feito um trabalho que encaixou com o pensamento da comunidade, com o que viemos propor. Unimos as duas vontades e agora será feito o melhor”, destacou.

Também participaram da reunião Clezio, da Federação das Associações, e a advogada Beatriz Castro.