Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Rozeane Feitosa

Foto: Rozeane Feitosa

O prêmio que o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) recebeu pelo 1º lugar na categoria Cidadania do II Concurso de Boas Práticas das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) do Brasil foi entregue ao presidente, o desembargador Helvécio Brito de Maia Neto, na manhã dessa terça-feira, 16.

O ato foi realizado na sala da presidência e feito ao magistrado pela diretora-executiva da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE-TO), Cristiane Regina Boechat Tose. Ela representou o tribunal na solenidade oficial da entrega, no último dia 10/5, no X Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (ENEJE), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF). O troféu recebido ficará no acervo de memória do TRE-TO.

A dedicação de toda equipe e o reconhecimento nacional foram ressaltados pelo presidente. “Esse prêmio significa um fortalecimento da EJE. É um trabalho de excelência da Escola Judiciária que obtém resultados e reconhecimento. Meus parabéns a vocês e a todos que fazem parte desta conquista”, agradeceu o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.

“Cidadania Democrática”

O resultado é referente ao quesito “Cidadania Democrática” pela produção de cartilhas eleitorais na língua mãe (Karajá, Xerente, Krahô e Apinajé) do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica Dos Povos Indígenas, desenvolvido pelo TRE-TO por meio da EJE regional.

Trabalho em equipe

A diretora-executiva, Cristiane Boechat, dedicou o prêmio ao trabalho de toda a equipe. “Esse prêmio representa o engajamento de todos, e apoio de todas as secretarias, principalmente o apoio e confiança do presidente Helvécio Maia, do diretor-geral, José Machado dos Santos, o coordenador-geral dos programas permanentes (EJE), o juiz José Maria Lima, e o coordenador do projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, o juiz eleitoral Wellington Magalhães, e Zonas Eleitorais que participam efetivamente desse trabalho. É um prêmio de todos”, agradeceu, Cristiane Boechat.

Já o diretor geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, expressou o orgulho dos trabalhos realizados pela EJE. “Boa parte das atividades do Tribunal é representada pela Escola Judiciária Eleitoral. Daí conseguimos chegar na população através dos programas. Hoje a nossa escola é pequena, mas com resultados extraordinários. Eu sou apaixonado pela EJE desde o seu nascimento e tenho um sonho de ter um centro de excelência da Justiça Eleitoral por meio da escola, e sei que um dia verei isso.” Secretários e assessores da gestão prestigiaram o ato.