Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

Estreitar laços, facilitar negócios e estabelecer parcerias institucionais com o Governo do Tocantins. Agora, essas e outras atribuições poderão ser realizadas com mais conforto e segurança, diretamente da 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023). Essas ações começaram a ser realizadas no novo espaço do Governo do Tocantins, que foi inaugurado nessa quarta-feira, 17, pelo governador Wanderlei Barbosa.

O novo espaço inclui os gabinetes da vice-governadoria e do governador; da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro); da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); e ainda o gabinete da Assembleia Legislativa (AL-TO).

“Observamos o nosso crescimento econômico e o quanto isso é representativo para o Tocantins. Essa Feira é um excelente local para ampliar ainda mais esse crescimento. Dessa forma, inauguramos com muita felicidade esse espaço do Governo do Tocantins aqui na Agrotins 2023", comentou o governador.

A estrutura institucional é permanente no pavilhão de desenvolvimento do Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, onde ocorre a Agrotins 2023, podendo ser utilizada nas futuras edições do evento. O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café, destacou a importância do novo espaço para a Agrotins 2023, uma vez que a Feira, por ser a maior da região Norte do Brasil, precisa de um local como esse. "É um momento único e simbólico, que mostra o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com a Feira, com o meio ambiente e com o agronegócio", comentou o secretário Jaime Café

Visita de parlamentares do Mercosul e representantes da Mitsubishi

Na oportunidade, o governador Wanderlei Barbosa recebeu, no seu novo gabinete, a visita da comitiva internacional composta por parlamentares de países do Mercosul. O encontro possibilitou discutir as formas e as maneiras de estabelecer parcerias externas, favorecendo o setor agro na América do Sul, destacando o Tocantins internacionalmente.

O senador da Província de Buenos Aires, Alejandro Cellillo, no encontro com o governador Wanderlei Barbosa, destacou a magnitude da Agrotins 2023 e as potencialidades do Estado para exportação na agroindústria, principalmente no que se refere à carne bovina. “Essa feira é algo grandioso, estamos muito impressionados, pois temos eventos similares na Argentina, mas com produção bem diferente e o Tocantins se destaca por seu tamanho e suas condições climáticas. Consumimos muita carne, observamos que seus animais são maiores do que os nossos, por conta do clima argentino, isso nos abre para a possibilidade de comercialização", expressou o senador argentino.

O governador Wanderlei Barbosa recebeu ainda, no seu novo gabinete, representantes da Mitsubishi. Mauro Luis Correia, atual CEO da HPE Automotores do Brasil, que produz veículos Mitsubishi e Suzuki no Brasil, destacou quão necessário foi o encontro com o governador, ressaltando, ainda, a importância do agronegócio para economia nacional, por meio da comercialização de automóveis. “Hoje, o agronegócio é o mercado mais importante que temos no Brasil. Estar na Agrotins é algo essencial, pois produzimos veículos, principalmente picapes, a base do trabalhador do agro. Isso fomenta o comércio e a economia. Vemos que o governador está muito comprometido em fazer o Estado crescer, juntamente com o agronegócio e a economia do Tocantins”, comentou Mauro Luis Correia.

Certificação internacional

A Agrotins 2023 é um espaço propício para realizar negociações e difundir tecnologias no vasto setor agro. Fato que atrai pessoas de várias partes do Brasil e fora do país para cambiar interesses comuns do agronegócio. Nesse sentido, Wanderlei Barbosa recebeu em seu gabinete na Feira, o diretor de Parcerias Estratégicas da empresa Frambas Halal, Nasser Ahmad Sati, para ampliar o diálogo na certificação da carne bovina, visando exportações para vários países. “O governador nos recebeu muito bem. Ele está aberto ao diálogo e muito animado para trazer para o Tocantins a certificação Halal", enfatizou.

A empresa foi criada em 2015 e pertence ao grupo da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, sendo especializada na certificação Halal, que é o somatório de normas e regras para que a carne esteja comercialmente dentro dos padrões nacionais e internacionais com qualidade e segurança lícita para o consumidor muçulmano. Com a certificação, a carne do Tocantins pode ser comercializada não só com países muçulmanos, mas para todos os continentes, abarcando um mercado global que gera um lucro estimado em U$ 3,5 trilhões de dólares.

“Estamos sempre abertos ao diálogo, queremos o melhor para o nosso Estado, já que sabemos que o Tocantins tem um enorme potencial para exportação. Nosso clima, nossa vegetação e posicionamento geográfico ajudam muito na produção do agronegócio e, neste contexto, a nossa pecuária pode e deve se destacar nos patamares internacionais", finalizou o governador Wanderlei Barbosa.