Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Na histórica cidade de Santiago, capital do Chile, os Jogos Pan-Americanos de 2023 prometem muitas emoções para o público americano. Com uma lista de quase 7 mil atletas das 41 nações que compõem as Américas, os XIX Jogos estão previstos para começar no dia 20 de outubro e encerrar no dia 5 de outubro.

Dentre os muitos esportes que o público brasileiro poderá acompanhar e torcer pelos seus compatriotas, está o beisebol. Poucos brasileiros sabem, mas o beisebol é muito popular no Brasil. O esporte criado nos Estados Unidos, inspirado no Críquete britânico, ficou restrito ao país do norte por muitos séculos.

Com exceção de Cuba e os países que compõem a América Central, o beisebol não era muito praticado aqui no Brasil, o país, essencialmente, do futebol. Entretanto, o time de beisebol do Brasil já participou em oito torneios Pan-Americanos. Fez a sua estreia nos jogos da Argentina, em Buenos Aires, ficando com a 7ª colocação.

A última participação foi justamente no Rio de Janeiro, nos Jogos Pan-Americanos do Brasil, onde ficou com o mesmo 7º lugar. A título de curiosidade, a melhor posição da seleção de beisebol do Brasil foi em São Paulo, nos jogos de 1963, quando a equipe obteve o histórico 5º lugar.

Esporte tem crescido no país

Impulsionado pelo grande interesse da juventude pelo esporte americano e, também, pela cultura da aposta esportiva, o beisebol tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil, e a participação da seleção nos Jogos Pan-Americanos pode impulsionar, ainda mais, o crescimento do esporte.

A CBBS, sediada em São Paulo, tem trabalhado incansavelmente para promover o beisebol e o softbol no país do futebol, contando com o apoio de diversos parceiros, incluindo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Como resultado desse esforço, já existem mais de 30.000 praticantes, 120 times em todo o Brasil, e cerca de 55 campeonatos internacionais por ano.

A criação de escolinhas de beisebol e a promoção de campeonatos locais, assim como as políticas de incentivo público como a bolsa atleta, ajudam a superar os desafios de popularizar o beisebol num país dominado pelo futebol e outros esportes mais tradicionais. A visibilidade alcançada pela seleção no torneio continental pode atrair novos talentos e fortalecer a modalidade no país.

A pré-lista de convocados e a comissão técnica

A Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol divulgou, no dia 02 de maio, a pré-lista de convocados da Seleção Brasileira de beisebol para os Jogos Pan Americanos Santiago 2023.

A comissão técnica, liderada pelo técnico Ramon Ito, conta com profissionais experientes, como Thiago Caldeira e Tiago Magalhães como auxiliares técnicos, e Márcio Irikura como chefe de delegação. A competição de beisebol ocorre entre os dias 21 e 27 de outubro, no Parque Bicentenário de Cerrillos, no Chile.

A pré-lista divulgada tem 62 atletas convocados, incluindo arremessadores, receptores, defensores de campo interno e externo. Entre os nomes mais conhecidos estão André Rienzo, arremessador da Medicina USP-BRA, e Yan Gomes, receptor do Chicago Cubs-EUA.

Além deles, há, também, jovens talentos como Enzo Sawayama, arremessador da Yamaha-JAP. A lista será reduzida para 24 atletas, o número máximo permitido para a delegação, em data ainda não definida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Essa etapa de seleção promete ser acirrada, com cada jogador dando o seu máximo para garantir a sua vaga na equipe que representará o Brasil na competição.

Adversários ainda indefinidos

Até ao momento, os adversários que a Seleção Brasileira de Beisebol enfrentará nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 ainda não foram totalmente definidos. O torneio contará com oito equipes masculinas, cada uma com até 24 jogadores.

Dentre as equipes já classificadas estão o Brasil, que conquistou a sua vaga no Campeonato Sul-Americano de 2022, o Chile, país-sede, e a Colômbia, vencedora dos Jogos Pan-Americanos Júnior de 2021. As outras vagas serão preenchidas pela melhor equipe ainda não classificada nos Jogos Centro-Americanos e do Caribe de 2023, que ocorre em Salvador, e pelas quatro melhores equipes da Série das Américas de 2023, que ocorreu entre abril e maio.

Considerando as equipes já classificadas e os futuros classificados, a expectativa é de que haja um total de 192 atletas no torneio de beisebol dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023.

Até ao momento, Brasil, Chile e Colômbia estão confirmados, com um total de 72 atletas. À medida que as classificações são definidas, mais países se juntarão à lista, tornando a competição ainda mais emocionante e desafiadora para todos os envolvidos. A diversidade de países participantes reforça a relevância do beisebol no cenário esportivo das Américas e proporciona uma grande oportunidade para o intercâmbio cultural e a troca de experiências entre os atletas.