Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Thuany Gonçalves

Foto: Thuany Gonçalves

A Prefeitura de Dianópolis por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, instalou coletores para descarte consciente de medicamentos vencidos ou em desuso em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município (UBS) e na Farmácia Básica.

A responsabilidade do despejo é do próprio consumidor. Os coletores já estão instalados e a gestão pública conta com a colaboração da população para que o descarte correto e consciente de medicamentos (inclui-se embalagens e bulas) se torne um hábito, gerando, assim, uma cultura em defesa da saúde e do meio ambiente.

Descarte

Para o descarte correto, basta verificar a data de vencimento dos medicamentos, separar os vencidos e aqueles que não serão mais usados e levar diretamente até as UBS, de 7h às 11h e 13h às 17h, ou na Farmácia Básica (localizada no CEO), de 7h às 18h, ambos os locais funcionam de segunda a sexta-feira.

Ação em celebração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

A instalação dos coletores de remédios vencidos ou em desuso integra a campanha realizada pela Saúde do Município em celebração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, que disponibilizou à população serviços de aferição de pressão e testes de glicemia, além de deixar à mostra o novo coletor que estará presente nas UBS e Farmácia Básica.

Medicamento não é lixo comum: é necessário descartar no lugar certo.