Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Bruna Camila Durante apresentação do projeto na Secretaria da Cultura, deputado também colocou-se à disposição para outras parcerias Durante apresentação do projeto na Secretaria da Cultura, deputado também colocou-se à disposição para outras parcerias

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) recebeu representantes da Associação Amigos do Museu de Araguaína (AAMAR) em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Tocantin na última semana. Como presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e membro titular do Conselho de Cultura do Estado, o parlamentar apresentou os membros ao secretário estadual de Cultura, Sebastião Pinheiro, que garantiu parceria na criação do Museu de Araguaína e para a realização do primeiro fórum da entidade.

“Acompanho essa luta desde o início por acreditar que a cultura é um essencial para todos. Ainda como vereador, fui autor da lei que facilita a implantação da Fundação Museu e Arquivo Histórico de Araguaína. Agora, como deputado, nossa parceria continua, agradeço pela confiança no meu trabalho e acredito no sucesso desse projeto”, destacou Marcus Marcelo.

Durante a apresentação do projeto na Secretaria da Cultura, o deputado também se colocou à disposição para outras parcerias no Estado. “Eu acredito que a cultura vive um momento importante de união. E contem comigo para fazer parte dessas construções”.

Cultura de Araguaína

O secretário Tião Pinheiro parabenizou a iniciativa de Araguaína e o envolvimento do deputado nas pautas culturais. “Araguaína é um município que não precisa nem falar, não só economicamente, mas culturalmente, tem uma importância mesmo quando ainda era Goiás. Quando você vê gestores públicos envolvidos no fazer cultural, como é o caso do deputado Marcus Marcelo, que faz parte do Conselho Estadual de Cultura, vamos fazer o que tiver dentro de nossas possibilidades, vamos nos desdobrar para poder apoiar”.

A união do estado em torno da criação do Museu de Araguaína foi citada pelo presidente da Aamar, Régis Carvalho, acrescentando que o próximo passo é conseguir o selo do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

“O mais importante é construir apoio, consolidar união do estado em torno da criação do museu. Nesse momento estamos rodando o Estado buscando consolidar esse trabalho técnico, para conseguir o selo do Ibram”, confirmou o presidente.

Como apoiar

Inicialmente, a população pode apoiar o projeto do museu divulgando e participando das ações. “Pedimos à população que nos apoie principalmente publicando em suas redes sociais e participando do fórum em novembro, nos dias 8. 9 e 10. É o primeiro evento para consolidação do museu”, afirmou Carvalho.

O presidente também apontou a importância do apoio da comunidade e dos representantes. “O deputado Marcus Marcelo tem sido nosso padrinho nessa luta, tem vestido a camisa desde o princípio, tem aberto portas, conversado com a sociedade, com as lideranças, com toda a classe intelectual. Essa união que o museu se transformou tem uma mão fundamental dele, estou muito feliz, é um trabalho de formiguinha”.