Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) iniciam nesta segunda-feira, 22, e seguem até 2 de junho. O objetivo é garantir diplomas aos aprovados, contribuindo com a conclusão da Educação Básica, levando em consideração o ensino fundamental e o ensino médio.

Para se inscrever no ensino fundamental, o candidato deve ter idade mínima de 15 anos, já para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos. As inscrições acontecem on-line, por meio da página oficial do programa, mesmo portal em que, após a realização das provas, o candidato pode conferir o gabarito e o resultado.

No dia da aplicação das provas, os candidatos devem apresentar documento de identidade com foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

As provas do Encceja são compostas por 30 questões objetivas aplicadas em cada turno. Pela manhã ocorre a aplicação de provas de ciências naturais e matemática. À tarde são aplicadas questões de língua portuguesa, língua estrangeira, educação física, história e geografia, totalizando 60 questões no dia. O aluno também precisa realizar uma redação valendo 10 pontos.

As provas serão aplicadas no dia 27 de agosto; a divulgação do gabarito ocorrerá no dia 11 de setembro, e o resultado será divulgado no dia 22 de dezembro.