Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o tema “Transparência e Eficácia da Segurança Contra Incêndio e Emergência”, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio do Comando de Atividades Técnicas (CAT) realiza nos dias 24 a 26 de maio, o 1º Seminário de Segurança Contra Incêndio e Emergência. O encontro será no auditório da Universidade Católica do Tocantins (UniCatólica), com início às 13h, do dia 24, e finalizando às 10h, do dia 26. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do hotsite exclusivo do evento: https://eventos.bombeiros.to.gov.br/seminarioscie até esta terça-feira, 23.

Inédito no Tocantins, o evento conta com a parceria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) e Universidade Católica do Tocantins, e vai oferecer palestras de Bombeiros Militares especialistas do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Emergência no Estado do Tocantins (SCIE), do CBMTO e do CBMMT e de engenheiros civis.

O comandante de Atividades Técnicas (CAT), coronel Thiago Franco Santana, pontua que o objetivo do evento promover o debate das normas, processos e sistemas de simplificação que foram desenvolvidos por meio Projeto Prevenir, ferramenta disponível no site do CBMTO, focada em facilitar a regularização dos imóveis e emissão do alvará de segurança contra incêndio e emergência.

“O nosso foco é estabelecer uma comunicação mais afinada com os profissionais que atuam na segurança contra incêndio, para que possamos ter uma maior eficiência na hora da regularização dos eventos e das edificações, trazendo o melhor ambiente de trabalho para os negócios no Estado do Tocantins, e também para os profissionais que atuam na área, tendo um ambiente de maior afinidade, melhor comunicação, que possa dar mais celeridade aos processos”, pontuou.

O presidente do CREA-TO, Daniel Iglesias, ressaltou a importância da parceria das duas instituições. “A parceria CREA-TO e CBMTO acontece há dois anos, onde nós trabalhamos juntos a segurança da sociedade, discutimos a mudança da legislação, sempre parceiros um do outro quando necessário realizar fiscalizações em conjunto. Parceiros em tudo que o CREA-TO no âmbito da engenharia, da agronomia e da geociência pode oferecer e o Corpo de Bombeiros na sua expertise pode fazer para o benefício da sociedade e dos profissionais que atuam na área”, destacou.

Constituindo um espaço para debates, o evento contará palestras distintas com profissionais na área de Prevenção e Proteção contra Incêndios, e quatro oficinas com temas distintos. Na abertura, o tema será “Avanços da SCIE no Tocantins”, ministrada pelo Coronel Franco. Os outros temas serão: Conceitos e Determinação dos tipos de Sprinklers; Segurança Contra Incêndio em Sistemas Fotovoltaicos; Evolução da SCIE no CBMTO e Ciclo Operacional Completo do Incêndio, debater assuntos específicos e pertinentes à rotina da SCIE no Tocantins, visando traçar, em conjunto, pontos a serem aperfeiçoados na SCIE. Além das palestras, o evento terá quatro salas temáticas divididas pelos seguintes temas:  Sistema Prevenir; Brigadas de Incêndio; Segurança em Áreas Balneares e NT 07 – Compartimentação Vertical e Horizontal.