A Enel Green Power (EGP) e a Defesa Civil de Araguaína realizam no dia 27 de maio o simulado de evacuação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Corujão. O objetivo da ação é avaliar todas as etapas do plano de evacuação da hidrelétrica, validando itens como a efetividade das rotas de fuga, a funcionalidade das placas de sinalização e o funcionamento e alcance dos avisos sonoros. O exercício, que contará com a participação de moradores e de agentes da EGP e da Defesa Civil, está previsto para começar às 10h.
O simulado de evacuação integra o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Hidrelétrica Corujão, que adequada a usina à Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010). Antes do simulado, foram realizadas diversas atividades com o objetivo de difundir a cultura de segurança entre os moradores. Em parceria com a Defesa Civil de Araguaína, a Enel Green Power promoveu reuniões e workshops com a comunidade que vive nas proximidades da hidrelétrica, além da instalação de placas sinalizadoras e sirenes para orientar a população em caso de uma possível emergência. Antes do exercício de evacuação, a EGP realizou duas testagens do sistema de avisos sonoros da usina Corujão.
“Neste simulado de evacuação, vamos testar a efetividade de todo o sistema de alerta que foi implementado e se as ações necessárias em caso de emergência foram assimiladas pelos moradores. A intenção do PAE é difundir a cultura de segurança, mantendo a população orientada e engajada e indo além do que determina a legislação. O exercício de evacuação tem caráter preventivo. A Hidrelétrica Corujão é uma unidade segura, que segue todos os padrões de monitoramento e vigilância da Enel Green Power. Realizamos inspeções periódicas nas estruturas de nossas usinas, além do monitoramento permanente de nossas barragens”, explica Juliana Martins, gerente de Segurança de Barragens e Infraestrutura Civil da companhia.