Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Grupo Teatro Sustentável estreia no dia 31 de maio na cidade de Guaraí/TO a turnê do espetáculo gratuito “Do Campo à Mesa”. Com muita alegria e descontração, crianças de escolas públicas terão a oportunidade de assistir uma peça sobre a história e a importância da agricultura na evolução da humanidade.

As apresentações recebem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e têm o patrocínio da empresa Nutrien – maior fornecedora mundial de insumos e serviços agrícolas, atuando ao lado do agricultor na missão de alimentar o mundo.

"Segundo dados do IPEA, a produtividade da agricultura nacional cresceu cerca de 400% entre os anos de 1975 e 2000, muito por causa de biotecnologias aplicadas nas sementes e trato do solo. A ideia é mostrar de uma forma lúdica, participativa e artística todo o processo da agricultura", explica Christiane Deucher, idealizadora do Grupo Teatro Sustentável.

O Teatro Sustentável, iniciativa que combina características tradicionais com o teatro contemporâneo, concebeu um formato de apresentação com cerca de uma hora de duração que, ao invés de depender de recursos visuais avançados, encanta com a elegância singela da inventividade.

Sinopse

Durante a encenação de "Do Campo à Mesa", um pesquisador e seu assistente embarcam em uma jornada, partindo do passado rumo ao presente, com o propósito de investigar os desafios da biotecnologia aplicada à agricultura.

Os atores oferecem às crianças uma visão lúdica sobre de onde vêm os alimentos, a relevância de uma dieta saudável e como fazer, de maneira correta, a higiene dos alimentos.

O destaque fica por conta de uma participação especial: a dona abelha que conta qual a sua importância para o equilíbrio da natureza e o porquê da preservação da sua espécie.

Para explicar de maneira mais dinâmica e criativa a temática do espetáculo, o cenário de "Do Campo à Mesa" foi pensado especialmente para converter objetos cotidianos em elementos de palco exclusivos.

A apresentação impressiona e comunica uma história que vai além da simples narrativa. E, para atingir esse objetivo, houve um empenho significativo na organização da peça.

"A performance captura a atenção das crianças, muitas das quais nunca tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo teatral. Nossa mensagem é a de que, ao encenar questões importantes por meio de uma abordagem lúdica, é possível alcançar um aprendizado e uma expressão artística ainda mais impactantes”, finaliza Christiane Deucher.