Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação Fabio Gusmão e Giampaolo Morgado Braga são os autores do livro-reportagem Fabio Gusmão e Giampaolo Morgado Braga são os autores do livro-reportagem

Há duas décadas, a Igreja Católica vem sendo sacudida por escândalos de pedofilia. Milhares de casos envolvendo o clero se alastraram pelo mundo, a partir do Estados Unidos, em 2002, quando foram trazidos à tona pela equipe investigativa Spotlight do jornal “The Boston Globe” (que deu origem ao filme “Spotlight — Segredos revelados”). No entanto, o Brasil, maior nação católica do planeta, passou ao largo das denúncias.

Num trabalho inédito de reportagem, Pedofilia na Igreja revela um quadro não menos dramático no País e joga luz sobre os abusadores de crianças e suas redes de proteção. Ao longo de três anos, Fábio Gusmão e Giampaolo Morgado Braga, experientes e premiados jornalistas, pesquisaram mais de 25 mil páginas de documentos em tribunais, ministérios públicos, inquéritos policiais, dossiês, relatórios e bases de dados internacionais. Também ouviram vítimas e seus parentes, promotores, integrantes do clero, advogados, policiais, jornalistas, psicólogos que atendem vítimas e abusadores, e um padre condenado pelo crime.

Da lista de entrevistados fazem parte, entre outros, os alguns dos principais especialistas do mundo e do Brasil no tema: o advogado Mitchell Garabedian, que defendeu as vítimas de Boston, e o jornalista Michael Rezendes, do “Boston Globe”, além de representantes de redes mundiais de apoio a vítimas de abuso por sacerdotes católicos, e de entidades que montaram bancos de dados internacionais com milhares de episódios ocorridos no mundo. O Vaticano também foi ouvido pelos autores.

O resultado é um minucioso retrato da pedofilia na Igreja Católica no Brasil: pelo menos 108 membros do clero foram acusados, indiciados, denunciados, condenados ou se tornaram réus por envolvimento em abuso sexual de 148 crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência intelectual em 96 cidades de 23 estados, de Caçapava do Sul (RS) à Diocese Xingu-Altamira (PA). Os 108 casos, todos descritos no livro, envolvem arcebispos, bispos, monsenhores, padres, frades e, em um deles, uma freira.

Pedofilia na Igreja, porém, não se restringe ao levantamento de crimes. O livro avança sobre as causas, as consequências e os desafios da própria Igreja Católica em virar uma das páginas mais tristes e chocantes de sua história. Temas que estão em linha com os esforços do papa Francisco, que de 2014 a 2022 emitiu 15 documentos sobre abuso de menores e fez do combate à pedofilia a principal bandeira de seu pontificado.

O livro chega às principais livrarias do País no início de junho e já está disponível também em e-book, em mais de 20 plataformas digitais.

Frases de alguns personagens do livro

“Nos últimos 20 anos, o problema catastrófico do abuso sexual por parte do clero na Igreja Católica foi documentado publicamente em muitos países. A impunidade da Igreja no Brasil tem se baseado em sua capacidade de controle da narrativa pública. Ao reter a verdade, bispos mantiveram o público no escuro e as vítimas à sua mercê”. 

Anne Barret Doyle

Diretora da BishopAccountability.org, maior base de dados do mundo de casos de pedofilia no clero

“Algumas das histórias mais tristes foram as de pais de crianças abusadas que não acreditavam nos próprios filhos; pais tão dedicados e leais à Igreja que eram incapazes de acreditar que um padre poderia abusar de uma criança. Isso é muito prejudicial para crianças abusadas, uma dupla violação de confiança”.

Mike Rezendes

Jornalista da equipe do “Boston Globe”, autor da primeira da série de reportagens sobre abusos de padres nos Estados Unidos

“É preciso uma mudança cultural para que a justiça seja feita. Se você tirar as batinas dos padres, verá que são arma- dilhas e que não passam de um bando de criminosos. Não só os padres pedófilos, mas seus supervisores também”.

Mitchell Garabedjan

Advogado dos casos de Boston e quem deu a partida nas investigações que revelaram centenas de casos de pedofilia

“A Igreja está indiferente e vai permanecer assim. Ela apaga um fogo aqui, outro ali. Só não faz prevenir o incêndio. O catolicismo tem perdido ao longo dos anos porque simplesmente nega uma ferida”.

Alfredo César da Veiga

Padre que denuncia e combate a pedofilia na Igreja Católica

“Falar sobre isso vai evitar uma tragédia como a que aconteceu comigo. Eu me sentia um lixo, mas hoje me vejo como herói. Posso ajudar quem está passando pelo mesmo sufoco”.

Victtor dos Reis Duarte

Vítima de um padre pedófilo em Alexânia/GO, quando tinha 11 anos

Autores

Fábio Gusmão cobriu segurança pública no jornal “Extra”, durante dez anos e conquistou prêmios importantes como o Esso de Reportagem, Embratel de Reportagem e Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. Foi finalista do prêmio internacional de jornalismo do Instituto Prensa y Sociedad. É autor do livro “Dona Vitória da Paz” (Editora Planeta, 2006), que inspirou o filme “Vitória”, que será lançado em 2024. Atualmente, é editor da Rio dos jornais “O Globo” e “Extra”.

Giampaolo Morgado Braga é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha desde 2003 nos jornais “O Globo” e “Extra”, nos quais atuou como repórter, chefe de reportagem e editor-assistente da editoria Polícia. Atualmente, é editor-assistente de produção da editoria Rio dos dois veículos.