Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério da Cultura (MinC) aprovou o Plano de Trabalho apresentado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), referente à execução da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar Nº 195, de 8 de julho de 2022) no Estado. O documento foi inserido na plataforma do MinC na última quinta-feira, 25, e no dia seguinte, 26, foi aprovado pelos técnicos do MinC. O próximo passo será o envio do termo de adesão à LPG para a Secult assinar. Após a assinatura, o Tocantins estará apto a receber o recurso de R$ 25,5 milhões e lançar os editais culturais.

O Plano de Ação é uma peça de planejamento apresentada ao Ministério da Cultura pelos estados e municípios. Por meio dele, os governos reportam as metas e ações estratégicas para utilização dos recursos da LPG. No documento é explicado como a distribuição dos recursos será feita através de chamamentos públicos e editais, dentro do que estabelece a lei. Os entes devem utilizar os recursos para fomentar os setores da cultura, de forma que os resultados façam a diferença no panorama da cultura do Estado e dos municípios.

Circula MinC

Em junho, Palmas vai receber os técnicos do Ministério da Cultura, por meio do Circula MinC, para capacitar gestores culturais dos municípios, a fim de que todos se organizem e estejam aptos a receber os R$ 16 milhões destinados às 139 cidades tocantinenses. As oficinas do Circula MinC serão realizadas em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura, com apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT).