Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após participar de uma imersão de três dias na E-Governance Conference, na Estônia, visitando as principais empresas e instituições governamentais digitais do país, a equipe do Governo do Tocantins chegou nessa quinta-feira, 1º de junho, a cidade de Helsinque, na Finlândia, para uma visita técnica com intuito de explorar as integrações entre os dois países europeus no que se refere às frentes de inovação em tecnologia na esfera pública.

O secretário de Estado da Administração (Secad), Paulo César Benfica Filho, destacou que a prioridade do Governo é trazer melhorias tecnológicas e facilidades para o Tocantins. “Nós da equipe do estado do Tocantins continuamos aqui na capital da Finlândia fazendo visitas, na intenção de conhecer a transformação digital realizada aqui, que poderá ser usada para facilitar a vida do cidadão tocantinense”, ressaltou.

A Finlândia é referência em atividades digitais, segurança cibernética e inteligência artificial. Está em 1º lugar no ranking Índice de Economia e Sociedade Digital (DESI). Assim como a Estônia, a Finlândia também é modelo na entrega dos serviços digitais.

O presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Alirio Félix, falou sobre a importância de estar presente em um local que entrega um dos melhores serviços digitais do mundo. “Nós estamos tendo a oportunidade de estar com a equipe da Agência Digital do governo finlandês. Onde assim como na Estônia, eles são referências mundial na entrega dos serviços digitais. Aqui nós estamos colhendo boas ideias para que possamos implantar no estado do Tocantins”, afirmou.  

Também fazendo parte da comitiva, o secretário Extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini, complementou sobre o assunto destacando que acompanhar presencialmente este processo é primordial para realizar a implementação com excelência em todo setor público. “Conhecendo a tecnologia da Finlândia e a sua integração com a Estônia, que é um case de sucesso, podemos presenciar todo o processo do início ao fim da digitalização do serviço público da Finlândia. Sem dúvida, é o que queremos pegar como principal referência para implementar a digitalização dos serviços para o cidadão em nosso estado”, enfatizou. (Secom/TO)