Um jogo de tabuleiro e outro de cartas, que visa exercitar, as habilidades de poupar, empreender e investir, com atividades que podem ser realizadas a partir dos primeiros anos escolares até alunos do ensino médio! Trazendo uma proposta inovadora, de despertar o interesse pela educação financeira dentro das escolas brasileiras, através de um método leve, divertido e interativo, o Projeto Vamos Jogar e Aprender, realizado pelo Instituto Brasil Solidário, já faz parte da grade curricular de Palmas, atendendo as 49 escolas municipais da capital, com alcance em 29.884 alunos da região.
As ações, que já estão sendo fomentadas dentro das escolas, envolve ainda a distribuição gratuita de todo o material pedagógico dos Jogos Piquenique e Bons Negócios, que através da parceria com a Secretaria de Educação de Palmas, foi entregue em todas as escolas da rede municipal que atendem anos iniciais e finais na rede pública de ensino. O projeto, este ano, alcançou o marco de 1 milhão de alunos beneficiários em todo o Brasil e segue com vagas abertas para adesão de novos municípios.
Durante a capacitação, realizada numa Formação EaD de Educação Financeira, os educadores receberam um treinamento prático sobre o uso dos jogos de educação financeira, incluindo uma plataforma exclusiva para as atividades, apresentando todo o material do projeto, que reúne cerca de 320 habilidades alinhadas a Nova Base Nacional Comum Curricular, com modelos de sequências didáticas que visam auxiliar na elaboração dos planos de aula e a inclusão das atividades de forma transversal e interdisciplinar.
Além das ações nacionais, a iniciativa do IBS conseguiu ultrapassar as fronteiras do País, alcançando outras escolas da América do Sul, a exemplo do Chile, Colômbia e Uruguai.
Segundo Luis Salvatore, diretor presidente do Instituto Brasil Solidário, a ação proporciona não somente a melhoria dos índices do ensino público no Brasil, como a transformação das vidas dos alunos participantes e seus familiares, além dos professores e orientadores do projeto. Graças às atividades realizadas por meio do projeto, crianças e adolescentes aprendem conceitos básicos de finanças pessoais, como a necessidade de poupar dinheiro.
“Falar de educação financeira é tratar também sobre a economia sustentável, a importância das energias renováveis, do cuidado com o meio ambiente. Então, estamos falando de um tema transversal que precisa ser reforçado dentro das escolas. Esse conhecimento tem mudado o comportamento dos alunos e as realidades de suas famílias”, afirma o presidente do IBS, Luis Salvatore.
Em celebração à marca de 1 milhão de alunos beneficiários, o IBS ainda disponibiliza por meio do seu canal no Youtube (www.youtube.com/@BrasilSolidario), uma série de vídeos documentais com histórias e depoimentos de personagens, entre educadores e alunos de diversas regiões do Brasil, sobre o impacto das ações do projeto nas escolas e em toda a comunidade acadêmica, além do portal da transparência (www.vamosjogareaprender/1milhao) com informações, números e dados estatísticos sobre as ações do projeto em todo território nacional.
Para além dos números
O projeto tem somado histórias de transformação e impacto social, envolvendo diversas frentes. Em Tocantins, além da capital, o projeto já foi iniciado nos municípios Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Novo Acordo e Mateiros.
Nas escolas de Palmas, da zona rural ao centro da capital, as escolas têm promovido atividades inovadoras e interdisciplinares, com várias atividades dinâmicas e criativas. Uma das escolas onde o projeto está mais adiantado é a ETI Fidêncio Bogo, localizada no setor rural do Taquaruçu Grande, onde os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental aprendem sobre educação financeira nas aulas de Matemática e Empreendedorismo de uma maneira muito divertida.
Sob orientação das professoras Francielly Ribeiro e Liany Barbosa, as turmas realizaram um mercadinho da alegria para brincar de comprar e vender, utilizando cédulas e moedas de brinquedo e embalagens recicladas para simular as mercadorias. Revezando-se nas funções de compradores e responsáveis pelo caixa, eles colocaram em prática os conceitos de adição, subtração, multiplicação, divisão e noções de quantias.
Ainda houve uma visita ao Mercadinho da Família, que fica próximo à escola, onde puderam compreender na prática os termos estoque, promoção, lucro, data de validade, vendas e compras de produtos.
Inovação e Aliança
Educação Financeira e Sustentabilidade: A inovação esteve presente desde os primeiros passos do projeto que, ao longo de sua trajetória iniciada em 2017, sempre buscou se reinventar. O material foi desenvolvido alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluindo temas como alimentação saudável, conta de luz, mobilidade urbana, reciclagem, energias renováveis, nas cartinhas do jogo, ou seja, assuntos que fazem parte do cotidiano dos alunos e que estão presentes em sua rotina.
Aliança Solidária: A proposta conseguiu mobilizar uma frente de “Aliança pela Educação Financeira”, contando com apoio de instituições privadas - algumas delas vistas até como “concorrentes” -, unidas pelo mesmo propósito: o de contribuir para a formação de gerações mais conscientes e com amplas oportunidades no desenvolvimento social e econômico de sua comunidade. A aliança conta com nomes como Bank of America, Citi Foundation, Instituto XP, Bayer, B3 Social, Ypê, Seacrest Petróleo, Grupo Ultra, John Deere, Machado Meyer Advogados, Veirano Advogados, Palmeirinha Ação Social e Companhia Petroquímica do Nordeste (COPENOR) e também com importantes doações de pessoas físicas.
Tecnologia e Acessibilidade: Durante o período da pandemia, o jogo Piquenique ganhou uma adaptação para uma plataforma online, em formato de “game”, disponível na versão em português e espanhol. Em 2022, fortalecendo a inclusão e acessibilidade dos estudantes, começou o projeto-piloto de Libras para o jogo, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial (EMEFE) Caminhos do Aprender, de Bento Gonçalves/RS, além dos conteúdos na plataforma formativa EAD, com uso da ferramenta Handtalks.
Inscrições
Em 2023, o projeto segue para uma nova etapa de expansão, já abrindo para o cadastro de adesão de novos municípios. As cidades interessadas podem entrar em contato por meio do Instagram oficial do projeto @vamosjogareaprender ou pelos canais do Instituto Brasil Solidário @brasilsolidario, onde há o link para o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/74Y7MziKPN). O projeto possui um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br