Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Poliana Macedo

Foto: Poliana Macedo

Na última quarta-feira, 7 de junho, a Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a lista das propostas de cursos de mestrado e doutorado aprovados pela instituição. Entre os cursos aprovados está o curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A lista com todos os cursos aprovados pode ser consultada na página da Capes.

A aprovação do curso pela Capes é resultado de um processo de aprimoramento iniciado há seis anos pela coordenação e pelos professores do PPGCTA da UFT. Durante esse período, o Programa passou por uma reestruturação para atender as exigências da Capes para receber o curso. Entre as principais mudanças está a reformulação do regimento e das linhas de pesquisa do Programa e o aumento do número de produções e publicações dos pesquisadores do PPGCTA. Outro ponto que impactou na decisão da Capes, foi o fechamento de parcerias com outras instituições e a internacionalização do Programa de Pós-Graduação.

Desde 2017 a coordenação do PPGCTA firmou diversas parcerias com universidades brasileiras e com instituições estrangeiras de países como França, México e Uruguai. Essas ações renderam ao Programa publicações em revistas internacionais com alto fator de impacto, alcançando Qualis A1 e A4 e  ampliaram a visibilidade do Programa no cenário nacional, o que possibilitou a solicitação da implantação do curso de doutorado. A proposta para o doutorado na área foi submetida pela coordenação do PPGCTA no ano passado, após o Programa ter alcançado nota 4 na Avaliação Quadrienal da Capes. Com a aprovação do curso, a UFT agora oferecerá o ciclo completo: graduação, mestrado e doutorado na área de alimentos.

Para o  coordenador do PPGCTA, o professor Alex Fernando de Almeida, a anuência da Capes para a implantação do doutorado abre um leque de novas possibilidades para o Programa, que vão contribuir para o desenvolvimento do Tocantins. “Para a instituição, a aprovação do doutorado permite maior visibilidade do potencial de desenvolvimento de novas tecnologias e atendimento da sociedade para resolver problemas na cadeias produtivas e apresentar soluções para diversos setores da indústria, do comércio, da agricultura. O curso de doutorado também permite a participação de editais de pesquisa internacionais, o intercâmbio de pesquisadores nacionais e internacionais entre as instituições, o intercâmbio de discentes para o desenvolvimento de projetos de pesquisa”, destacou o professor. 

A professora Glêndara Aparecida Martins, vice-coordenadora do PPGCTA, reforçou a importância da aprovação para a UFT e para a Região Norte. “Sem dúvida alguma para a UFT é um ganho imenso, porque a área de alimentos é uma das áreas de grande potencial econômico do estado Tocantins. Hoje, o Doutorado de Alimentos da UFT é o segundo doutorado em Tecnologia de Alimentos da região norte. Além de nós, só a UFPA tem doutorado na área. A gente tem uma biodiversidade riquíssima que precisa, e pode ser explorada de maneira sustentável para agregação de valor, geração de renda. E é uma área que o PPGCTA já vem atuando e vai expandir sua atuação com a vinda do doutorado. Então sem dúvida nenhuma, para o Estado, para região norte e para a UFT, é um ganho sem igual”, concluiu a professora. 

Os próximos passos

Com a aprovação do curso, o PPGCTA deve lançar edital de seleção para ingresso da primeira turma de doutorado em 2024. A coordenação do Programa também pretende ampliar o quadro de docentes pesquisadores para atender as novas linhas de pesquisa  do Programa, que são: Biotecnologia e Microbiologia de Alimentos e Cadeias Produtivas e Eco-desenvolvimento. Além disso, a coordenação do PPGCTA também pretende continuar ampliando a internacionalização do Programa, com parcerias internacionais para promover o intercâmbio entre discentes do curso de doutorado e buscar  expandir sua infraestrutura de laboratórios e equipamentos para conseguir  alcançar a nota 5 no próximo ciclo de avaliação da Capes.