Dando continuidade à elaboração do Plano Municipal de Turismo da cidade, a Prefeitura de Araguaína em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Tocantins montou uma estratégia para criar a marca do turismo local e desenvolver, junto à população, estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação da identidade turística de Araguaína.
Na criação publicitária, uma consulta pública foi desenvolvida com perguntas e sugestões para dois públicos, sendo uma pesquisa para empresários e moradores e outra para turistas. No formulário, participantes poderão apresentar ideias e apontar quais características mais combinam com a cidade.
Para Jhenmerson Rodrigues, assessor Técnico de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, a participação da comunidade é essencial nesse processo, pois o objetivo, além de fomentar o desenvolvimento econômico, também busca valorizar a cidade e suas belezas naturais, além das tradições culturais existentes.
“Estamos na fase mais importante do processo para criar e fomentar de fato o nosso turismo local. Saber quais são as cores que mais combinam com a cidade, o animal que representa a nossa fauna e o prato de comida que destaca a nossa gastronomia estão entre as perguntas que a população deverá responder para nos ajudar a construir essa marca”, ressalta Jhenmerson.
Branding Turístico
De acordo com o Sebrae, a criação do Branding Turístico de Araguaína traz como eixo principal a criação da marca, elaboração da arte, logo e campanha publicitária. O Branding será criado a partir das respostas registradas na pesquisa, o que evidencia ainda mais a opinião da população.
“A estratégia de criação da marca vem para reforçar essas características de Araguaína e destacar as vantagens do turismo local, que além de ajudar na economia, irá fortalecer empreendedores e valorizar culturas e tradições existentes”, diz o analista técnico do Sebrae de Araguaína, Marcus Vinicius Vieira.
Como participar da pesquisa?
Na pesquisa, os participantes terão que responder sobre diversos assuntos, entre eles sobre qual o símbolo ou imagem representa Araguaína, qual local as famílias mais frequentam e qual o sentimento de residir na cidade. Pessoas interessadas em participar da criação da marca turística do município deverão preencher o formulário até o dia 25 de junho.
Turismo local
Ainda de acordo com o Sebrae, a cidade de Araguaína possui 60 pontos de interesse turístico, sendo 22 espaços aptos para promover atrativos. Entre os locais mais apreciados, está a região do povoado Garimpinho.
Localizado às margens das águas doce do Rio Araguaia, o local recebe visitantes que apreciam os diversos eventos de lazer, diversão e aventura, tendo como destaque um dos maiores torneios de pesca esportiva do Tocantins.