Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína, Governo do Tocantins e Governo Federal estão mobilizando empresários do segmento de turismo que atuam em Araguaína e região para fazerem o recadastramento no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo. E para orientar sobre todos os passos da renovação, será oferecida uma palestra nessa terça-feira, 6, às 14 horas, no auditório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Araguaína, localizado na Rua 25 de dezembro, no Centro.

O cadastro é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo que atuam como MEI (Microempreendedor Individual).

“A renovação do cadastro deve ser solicitada 90 dias antes do término da validade do certificado. Com esta validação, o prestador de serviços no segmento de turismo pode atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo. E o certificado Cadastur, ainda oferece benefícios aos cadastrados”, explica o assessor técnico de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Município, Jhenmerson Rodrigues.

Entre as vantagens do cadastro estão o incentivo para participar de projetos do Governo Federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo, além de ser uma importante fonte de consulta para o turista.