Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Central de Movimentos Populares (CMP) do Tocantins realiza nesse sábado, 17, o seu encontro estadual. O objetivo é fazer a sistematização do "plano de lutas", debatido em encontros municipais e regionais, como também eleger delegados que representarão o Estado no Congresso Nacional da Central que acontecerá no mês de outubro, em Salvador/BA.

O evento acontece no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintet), das 8h às 14h. A CMP congrega diversos movimentos populares urbanos, como moradia, saúde, mulheres, negros, juventude e economia solidária, direitos humanos, meio ambiente, dentre outros.

Antecedendo o encontro estadual, foram realizados encontros nas cidades de Palmas, Porto Nacional e Miracema do Tocantins, onde foram eleitos delegados e elaboração do plano de lutas.

Encontro Nacional

Neste ano em que celebra seus 30 anos de existência, a Central de Movimentos Populares realiza seu VII Congresso, de 26 a 29 de outubro, em Salvador. Com tema: 30 anos de lutas e resistência, e o lema: "Contra o fascismo, em defesa da democracia, dos direitos e da vida", o objetivo do evento é aprovar um plano de lutas e renovar a direção política da Central.

O Congresso também fará um balanço geral dos 30 anos de caminhada e experiência política, e especificamente, considerando as lutas travadas pelos movimentos, as dificuldades, os avanços e desafios enfrentados pela Central. Também será realizado um ato de comemoração dos 30 anos da CMP.