Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Reunião da CIB aprovou projetos apresentados pela SES em prol dos usuários do SUS tocantinense

Reunião da CIB aprovou projetos apresentados pela SES em prol dos usuários do SUS tocantinense Foto: Karoliny Santigo

Foto: Karoliny Santigo Reunião da CIB aprovou projetos apresentados pela SES em prol dos usuários do SUS tocantinense Reunião da CIB aprovou projetos apresentados pela SES em prol dos usuários do SUS tocantinense

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) aprovou, nessa quinta-feira, 15, em Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipatirte (CIB-TO), os projetos ‘Roda Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase’, o ‘Plano de Enfrentamento à Violência Autoprovocada do Estado do Tocantins’ e a ‘Revisão do Plano Estadual de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos do Estado do Tocantins’.

O encontro aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e contou com a participação de representante da Pasta, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e Secretários Municipais de Saúde.

“O Estado do Tocantins ocupa hoje o segundo lugar no ranking nacional de incidências de hanseníase. Com o projeto ‘Roda Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase’, que é uma parceria com o Ministério da Saúde, levaremos aos 139 municípios, uma busca ativa dos pacientes que possuem hanseníase no Tocantins, capacitações e atendimento completo a essa população que precisa do cuidado e oferta de medicamentos”, disse a técnica da Gerência de Doenças Transmissíveis da SES-TO, Márcia Faria Silva.

A ação irá percorrer as oito regiões de saúde do Estado do Tocantins durante os meses de agosto e setembro. “A aprovação desse projeto na reunião da CIB mostra como todos estão focados em atender os pacientes que precisam desse tratamento neurológico e dermatológico. Por isso, peço que os gestores não percam essa oportunidade ímpar e se mobilizem para proporcionar aos seus pacientes um diagnóstico correto e oportuno”, relatou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Joaquina Bezerra.

Outro projeto apresentado pela SES-TO foi o Plano de Enfrentamento à Violência Autoprovocada do Estado do Tocantins. “Esse plano surgiu por meio do número de provocações que recebemos durante o período pandêmico e pós-pandêmico. E isso nos chamou a atenção para a criação de um grupo técnico que apoiasse essas pessoas, ofertando um atendimento de qualidade. Esse é o nosso maior desafio”, comentou a técnica da Gerência da Rede de Atenção Psicossocial da SES-TO, Marluce Vasconcelos.

A superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, da SES-TO, Juliana Veloso enfatizou que “trata-se de um projeto de fortalecimento da Rede Psicossocial, onde fazemos um recorte em uma das principais doenças mentais, que é a violência autoprovocada. O objetivo principal é monitorarmos e acompanharmos o público-alvo suscetível no Tocantins. Pois, possuímos uma incidência e prevalência em mulheres de 15 a 29 anos e se tratando de suicídio, temos homens de 25 a 59 anos”.

Já a Revisão do Plano Estadual de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos do Estado do Tocantins, tem como foco “organizar junto aos municípios um cuidado especial, principalmente no setor agropecuário que tem que se intensificar na sua produção sobre as consequências que o uso de agrotóxico traz ao meio ambiente e a população que é exposta. Queremos que essa população não seja impactada! Então é organizar o serviço para que a população e o meio ambiente seja mais respeitada e melhor trabalhada”, pontuou o diretor de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES-TO, Sérgio Luís de Oliveira.

CIB

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é uma instância de negociação e decisões realizadas pelos gestores – estadual e municipal de saúde, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde. Desta forma, a CIB pactua a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde.