A cidade de Caldas Novas, a cerca de 160km de Goiânia, é a sede da 2ª Reunião de Comandantes-Gerais e demais oficiais dos Corpos de Bombeiros Militar dos 27 Estados e do Distrito Federal, que começou na última terça-feira, 20, e vai até essa quinta-feira, 22. Nestes dias, todos participam do Workshop Padronização Nacional das Respostas aos Desastres.
O CBMTO está com três representantes, sendo o coronel Peterson Queiroz de Ornelas, Chefe do Estado-Maior e subcomandante da corporação, o tenente-coronel Benvindo Pinto de Queiroz, diretor-executivo da Defesa Civil Estadual, e o capitão Silvano Florentino Lopes, comandante da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS). Há também representantes de todas as corporações CBM dos demais estados e do DF.
A oficina tem caráter técnico e, na proposta de padronização das respostas, cada estado tem autonomia para buscar o que é melhor na hora de planejar e executar a padronização dos atendimentos aos desastres. Contudo, dentro de um alinhamento seguindo os parâmetros nacionais e internacionais de atuação. Os participantes, dentro da padronização, devem observar questões como: capacitação, acionamento, mobilização, resposta, desmobilização e pós resposta.
“A gente sai daqui com mais experiências e ideias sobre as ações. Embora, no Tocantins não haja alguns fenômenos como temos visto em outras regiões, a exemplo de desmoronamentos, tremores com estruturas colapsadas. Mas ainda assim, para nós, tudo vale, já que nossos bombeiros militares vão além de nossas divisas e fronteiras para apoiar nas ações onde há necessidade”, pontuou o coronel Ornelas.
O encontro em Caldas Novas ainda possibilita aos bombeiros militares a participação em palestras e em grupos de trabalho com especialistas, a exemplo de militares que estiveram em missões como as de Brumadinho e Mariana - MG, Teresópolis - RJ, e Recife - PE, além de outras missões internacionais executadas em países como Chile, Haiti, Moçambique e Turquia.
“A participação neste Workshop é de grande importância para nós, pois é uma forma de termos mais subsídios em nossos planejamentos, e assim atendermos com mais eficiência na ocasião de algum desastre”, relatou o major Lopes.
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins já tem expertise em missões nacionais, ao empenhar diversas equipes para apoiar as ações de busca e resgate com cães nos desastres de deslizamentos em Petrópolis - RJ, em Recife - PE, e também em Brumadinho - MG.
“Essa atuação articulada dos corpos de bombeiros militar permite uma ação efetiva diante das catástrofes de maior vulto. E esse workshop tem o propósito de estabelecer um padrão de atuação conjunta das corporações, visando o fortalecimento e a capacidade de resposta aos desastres”, frisou o tenente-coronel Benvindo.