A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal da Educação tem dado passos largos na educação municipal. Uma das atividades que tem feito parte dos avanços tem sido o programa Estarte, que tem como objetivo aprimorar o ensino e proporcionar uma experiência mais completa aos estudantes da rede municipal. Aproximadamente cinco mil alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental (1º ao 9º ano), entre 6 a 14 anos de idade, são atendidos pelo programa nas escolas que têm regime parcial.
Nessa terça-feira, 20, a prefeita Josi Nunes, o secretário da educação professor Davi Abrantes, junto com equipe de diretores da secretaria municipal da educação, parceiros do programa e ainda integrantes da equipe da gestão da Prefeitura, participaram de uma reunião de alinhamento para as próximas ações que serão realizadas no programa. Também na tarde desta terça, no auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha, foi realizada a formação continuada com os monitores, com objetivo de alinhar todas as ações para dar continuidade ao programa.
Programa Estarte
O programa tem como missão promover a qualidade social da escola de modo integral conduzindo a uma educação diferenciada, cativante e acolhedora, por meio de atividades culturais, pedagógicas e esportivas. Com o programa é possível proporcionar a educação em tempo integral, onde os alunos têm acesso a atividades no contraturno, que são desenvolvidas fora da sala de aula, como no pátio, quadras, etc. Cada atividade tem carga horária de 3 horas diárias.
A proposta tem sido desenvolvida desde o início do ano, como parte do projeto Aprendizagem em Foco, e que tem como objetivo principal enriquecer o currículo escolar e desenvolver habilidades complementares nos estudantes, implementada em 13 escolas municipais. E com isso, a Prefeitura oferece aos alunos uma ampla gama de atividades no contraturno escolar, incluindo oficinas de arte, música, dança, teatro, esportes, informática e muitas outras opções. Essas atividades são realizadas por uma equipe de profissionais capacitados, com o intuito de garantir o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, criatividade, senso crítico e trabalho em equipe. E as atividades também incluem no processo os alunos com deficiência, promovendo a inclusão.
Educação em Tempo Integral
Além das atividades culturais, os alunos também participam de reforço escolar, práticas esportivas, orientação pedagógica individualizada e metodologias ativas. Com uma carga horária mais extensa, a modalidade de educação em tempo integral visa oferecer aos estudantes mais tempo para aprofundar os seus conhecimentos e explorar diferentes áreas do conhecimento.
O secretário municipal da educação, professor Davi Abrantes destacou a importância dessa iniciativa para a comunidade. “Estamos comprometidos em proporcionar uma educação de qualidade e que contribua para o pleno desenvolvimento dos nossos alunos. A educação em tempo integral é uma estratégia fundamental para ampliar as oportunidades de aprender e fortalecer o vínculo dos estudantes com a escola e a comunidade”, afirmou.
A implementação do programa Estarte reforça o compromisso da administração municipal em investir na formação das novas gerações, criando oportunidades para que os estudantes alcancem seu pleno potencial e se tornem cidadãos engajados.