Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Doni Castilho/Dfotos

Foto: Doni Castilho/Dfotos

Depois da largada em Palmas/TO, nessa quarta-feira, 21, o 9º Rally Jalapão, prova válida para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para carros, motos e UTVs, chegou à cidade de Mateiros (TO) para pernoite das equipes. A cidade é anfitriã do evento pelo segundo ano consecutivo, mas a prova teve seu roteiro no perímetro da cidade em todas as edições. A etapa foi um pouco diferente, já que geralmente no primeiro dia as equipes já enfrentam as areias, mas havia mais cascalho e piso solto.

O destaque do dia nas motos, após percorrer 268 quilômetros, entre Palmas e Mateiros, ficou por conta do piloto Adrien Metge, Yamaha IMS Rally Team. “Só está começando! Hoje foi um dia rápido. Vamos revisar o equipamento para a etapa de amanhã que exigirá bastante do físico devido ao calor, concentração e habilidade para administrar o terreno arenoso”, disse o piloto.

Nos UTVs, a primeira posição foi de Jean Azevedo / Idali Bosse (#129), da T+A Rally Team / Polaris Racing Brasil. “Foi uma etapa bem completa. Amanhã a dificuldade aumenta com a entrada nas areias do Jalapão”, disse o experiente piloto.

Já nos carros, Rodrigo Ache /Luis Felipe Eckel (#327), Ranger, X Rally Team, garantiram a melhor posição. “Estamos bem entrosados na pilotagem e navegação, mantivemos um ritmo bom de prova, em aquecimento para enfrentar as três próximas etapas. Amanhã a dificuldade aumenta com a entrada nas areias do Jalapão”, disse o piloto Rodrigo.

Nesta quinta-feira, 22, acontece a segunda das quatro etapas com chegada em São Félix (TO), o trajeto mais longo dos cinco dias do certame (especiais e prólogo) com 244 quilômetros de distância, sendo 233 quilômetros cronometrados.

Na sexta-feira, 23, a competição realiza a terceira etapa com pernoite novamente em São Félix. Já no sábado, 24, acontece a prova final com retorno a Capital do Tocantins. A cerimônia de premiação será no Capim Dourado Shopping a partir das 20 horas, no Terraço do Capim, com música ao vivo.

Ao todo, a edição conta com 103 veículos (28 motos e quadriciclos, 61 UTVs, 14 carros), computando 178 participantes (pilotos e navegadores), além das equipes de apoio, técnica e organização.

O Rally Jalapão é uma realização de Arena Promoções e Eventos, tem patrocínio do C6 Bank, apoio do Governo do Tocantins, Prefeitura Municipal de Palmas, através da Fundação de Esportes, Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Agência de Turismo de Palmas; Prefeitura Municipal de Mateiros, Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins, Capim Dourado Shopping, Divino Fogão, FF Motorsports, Grandtec Polaris, Unicom e Anube Sport. A supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo e CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.

Acompanhe a etapa nas redes sociais pelo Instagram @arenarally, @rallyjalapao e Facebook Rally Jalapão. A cronometragem ficará a cargo da Chronosat e demais informações www.arenarally.com.br.