Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Rozeane Feitosa/ TRE-TO

Foto: Rozeane Feitosa/ TRE-TO

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, apresentou na sessão ordinária do Pleno na manhã desta segunda-feira, dia 26, o Planejamento das Eleições Municipais de 2024. “Este planejamento, que agora apresentamos, compreende todas as entregas essenciais, os monitores, os executores, os prazos, a forma de monitoramento, os riscos e as atividades prioritárias para a realização de uma eleição municipal legítima, transparente e segura”, afirmou o magistrado durante a sessão.

Cada um dos integrantes da Corte Eleitoral recebeu, de forma virtual e impressa, a cópia do documento. “Nosso planejamento se alinha aos objetivos estratégicos do Tribunal, expressos na Resolução nº. 500/2021, e é rigorosamente balizado pelo Sistema de Gestão da Qualidade. Este planejamento é integralmente dedicado a garantir a "Gestão do Processo Eleitoral no Estado do Tocantins", reforçando o compromisso deste Tribunal com a transparência, a eficácia e a eficiência”, destacou o desembargador.

A apresentação na sessão do Pleno do cumpre normas internas do tribunal. “É resultado de uma reflexão minuciosa dos magistrados, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral do Tocantins, conduzida sob a luz das nossas responsabilidades legais e regimentais, e seguindo os princípios do nosso Sistema de Governança e Gestão, conforme estabelecido pela Instrução Normativa nº. 7/2018”, disse.

O presidente do TRE-TO afirmou que os “monitores das entregas tem a responsabilidade de garantir a realização das atividades prévias, monitorar a execução das entregas e administrar os riscos identificados, de acordo com a metodologia estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral”. “A responsabilidade pelo monitoramento e eventual aprimoramento do Planejamento das Eleições Municipais de 2024 é delegada à Coordenadoria de Sistemas Eleitorais e Logística - COSEL da Secretaria de Tecnologia da Informação - STI, que acompanhará todos os passos necessários para execução perfeita do processo eleitoral”, finalizou.

Reuniões

Desde o início do ano foram realizadas reuniões de “Avaliação das eleições 2022” e “Planejamento das eleições 2024”, com equipes do TRE-TO e os servidores dos cartórios eleitorais. Foram analisadas as dificuldades enfrentadas nas eleições passadas e apresentadas soluções práticas. (TRE/TO)