Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

O governador em exercício, Laurez Moreira, assinou o Termo de Convênio com a Associação Novo Caminho Juvenil que, desde a década de 90, oferece, de forma voluntária, educação a crianças em situação de vulnerabilidade em três unidades escolares distribuídas na cidade de São Salvador, no distrito do município chamado Povoado Retiro e em Palmeirópolis. A assinatura do convênio ocorreu na tarde desta segunda-feira, 26, no Colégio Agrícola Dom Bosco, situado no município de São Salvador, e foi realizada juntamente com o secretário de Educação, Fábio Vaz, e com o fundador da Associação, Sérgio Buffo. 

Com o termo de Convênio, a Seduc assumiu a contratação de 10 professores, um diretor escolar e um coordenador pedagógico. Além disso, fará um repasse mensal de R$ 12.979,10  para manutenção das unidades de ensino. Outro ponto importante com esse acordo firmado, é que essas unidades agora passam a ofertar ensino de tempo integral e os estudantes irão sair dessas escolas com uma formação técnica. 

Durante seu pronunciamento, Laurez Moreira citou uma frase que ouviu de Sérgio Buffo em 1994, quando o questionou sobre seus projetos pessoais, visto que desde aquela época, Sérgio já vivia em função da Associação. "Você me disse que não tinha preocupação em ter patrimônio. Sua preocupação era servir as pessoas e fazer o bem e ainda citou uma analogia com os pássaros: 'amanhecem o dia sem casa para morar, mas vivem alegres e cantando'", rememorou Laurez ao agradecer o ensinamento. O gestor anunciou que, com o apoio do governador Wanderlei Barbosa, o Estado também doou um ônibus escolar para a Associação Novo Caminho Juvenil. 

O Secretário Fábio Vaz, destacou a importância do Sérgio Buffo e do trabalho desenvolvido pela Associação para a educação estadual. "Você é uma pessoa de ouro. Um desbravador que acreditou nessa região. Enfrentou o sofrimento junto conosco e hoje chegou o dia em que o Estado começa a pagar uma dívida", disse, citando Sérgio: "sua luta, que iniciou lá atrás, ganha mais força hoje, com a parceria do Estado do Tocantins com o teu sonho, que é o sonho de toda essa comunidade", ressaltou. "Foi uma luta manter as escolas abertas dentre várias questões burocráticas, mas já se vão 29 anos de trabalho na região, transformando vidas, sendo uma escola modelo, que oportuniza".

Associação Novo Caminho Juvenil

Fundada pelo missionário italiano Sérgio Ruffo, a Associação Novo Caminho Juvenil oferta acesso a turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de capacitações técnicas a 120 estudantes, distribuídos nas três unidades de ensino geridas pela instituição. 

A primeira unidade é o Colégio de Tecelagem Artística Nossa Senhora Auxiliadora, no Povoado Retiro, que oferta o 9⁰ ano do Ensino Fundamental e a 1ª série do Ensino Médio; a segunda é a Escola de Tecelagem Artística Nossa Senhora Auxiliadora, em Palmeirópolis, que oferta o 9⁰ ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do  Ensino Médio. Nessas duas unidades são oferecidas aulas de corte e costura, crochê, bordado, horta e outras artes artesanais. A terceira unidade de ensino gerida pela Associação é o Colégio Agrícola Dom Bosco, que oferta o 9⁰ ano do Ensino Fundamental, a 1ª série do Técnico em Agropecuária e a 3ª série do Ensino Médio. As unidades de ensino funcionam no sistema internato, sendo o Colégio Agrícola Dom Bosco voltado para o público masculino e as outras duas para o público feminino, que somam um total de 120 estudantes. As unidades de ensino estão em funcionamento desde 1994, atendendo principalmente o público em situação de vulnerabilidade.  

"Quando nós chegamos em São Salvador, o acesso se dava apenas por barco. O bispo da diocese de Porto Nacional da época nos encaminhou, quatro italianos, para vir ajudar o povo muito carente e muito pobre, vítimas da escravidão e da ditadura", relembrou Sérgio Buffo, que continuou a história: "Na época, buscamos conhecer as pessoas e, só depois, começamos nossa missão, já em união com a Operação Mato Grosso, que iniciou no estado de mesmo nome e hoje está presente no Peru, Equador e Bolívia", disse ao salientar o caráter voluntário do trabalho desenvolvido à frente da Associação."Estou muito feliz e agradecido ao governador Wanderlei Barbosa, ao vice Laurez e, sobretudo, ao secretário Fábio por terem lutado por este convênio conosco. Há 12 anos buscamos esse reconhecimento e, finalmente, nesta gestão conseguimos. Sinto que o Estado deve nos ajudar a cuidar dos filhos do Tocantins e é isso que fazemos aqui, ao oferecer uma educação transformadora, que forma gente honesta, bom cidadão, trabalhador a fim de oferecer um bom futuro para o País". 

O sentimento de gratidão é compartilhado pela estudante Karine Gomes dos Santos, de 15 anos. Ela frequenta o 1° ano do Ensino Médio no Colégio de Tecelagem Artística Nossa Senhora Auxiliadora e reconhece que o convênio auxiliará as unidades a garantir o salário dos professores. "Agora nossos professores terão essa garantia de pagamento, o que nos deixa muito felizes, pois reconhecemos como a educação que recebemos é diferenciada. É uma educação que nos humaniza, por isso sou grata a esses profissionais", disse a estudante. (Secom/TO)