Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vereador Daniel Nascimento (Republicanos), propôs através de requerimento na Câmara de Palmas, juntamente com a Fundação Municipal de Meio Ambiente da Capital, campanhas de prevenção e combate as queimadas nas áreas urbanas e rurais do Distrito de Taquaruçu.

O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre as consequências negativas das queimadas, promover ações e práticas sustentáveis de descarte de resíduos, além de alternativas contra o uso do fogo.

Segundo os moradores do Distrito, no período de estiagem a população tem o costume de atear fogo nos galhos e lixos urbanos, ocasionando as grandes queimadas e trazendo ameaças ao meio ambiente, à Saúde Pública e à Economia. O aumento do número de incêndios é preocupante e pode causar danos irreparáveis, a fumaça resultante das queimadas também contribui para o aumento de doenças respiratórias entre a comunidade.

“As queimadas são um problema recorrente na região, por isso, devemos conscientizar a população sobre os riscos e consequências dessas práticas, que ocasionam esse crime ambiental. Quando promovemos campanhas educativas e de fiscalização, estamos fomentando uma solução eficaz para reduzir as ocorrências. É preciso que todos estejam engajados nessa luta pela proteção do meio ambiente e pelo bem-estar dos moradores do local”, destacou o vereador.

Vale destacar que esses atos de negligência colocam em risco a segurança das pessoas e em casos mais graves podem gerar danos a edifícios e moradias, como também acentuar a poluição atmosférica.