Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Diretoria de Educação Inclusiva e Acessibilidade, realiza encontro de formação continuada para assessores das 13 Superintendências Regionais de Educação. O encontro, iniciou-se na segunda-feira, 26, e termina na quarta-feira, 28.

O objetivo do trabalho é assegurar a inclusão escolar dos estudantes com deficiências, Transtornos do Espectro Autista, Altas Habilidades ou Superdotação, bem como orientar os sistemas educacionais para garantir acesso ao ensino regular com participação e aprendizagem acadêmica, acompanhando as Superintendências Regionais de Educação, quanto ao Atendimento Educacional Especializado.

Entre os assuntos discutidos durante o encontro estão produção e tramitação de documentos no Sistema de Gestão de Documentos (SGD), preenchimento de planilha do profissional de apoio à Educação Escolar Especial e Inclusão junto ao RH, monitoramento nas escolas, elaboração do plano de desenvolvimento individual, plano de ensino individual entre outros.

A assessora de Educação Especial, da Superintendência Regional de Educação de Colinas, Anna Paula Ferreira Santana Silva, comenta sobre as expectativas no trabalho após esse encontro. “A formação está atendendo ao que esperávamos sobre o atendimento a pessoas com deficiências, no que ser refere à inclusão. Já consigo visualizar renovação agora para um novo olhar educacional na perspectiva da Educação Inclusiva”, ponderou.

A diretora de Educação Inclusiva e Acessibilidade da Seduc, Paola Regina Martins Bruno, destacou a importância da formação. “É um momento para adquirirmos mais conhecimentos, sanar dúvidas sobre o Plano de Ensino Individualizado, e do Plano de Desenvolvimento Individualizado, que são protocolos realizados pelo professor do ensino regular, bem como do professor do Atendimento Educacional Especializado da sala de recursos, bem como dos profissionais de apoio à Educação Especial e Inclusiva”, frisou.

O secretário Executivo da Educação, Edinho Fernandes, destaca a importância da harmonia entre todos os departamentos da educação. “É importante a aproximação entre todos os departamentos da Secretaria da Educação. O tratamento, para com todos com dignidade, é um compromisso do Governo, que busca atender a todos os estudantes e servidores da melhor maneira”, pontuou.