Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Reprodução PC-TO

Foto: Reprodução PC-TO

A Polícia Civil do Tocantins deflagrou nesta sexta-feira, 30, a Operação Pertinácia, contra organizações criminosas suspeitas da prática de tráfico de drogas em Araguaína. A operação resultou nas prisões de 14 pessoas e nas apreensões de oito armas, dez veículos, mais de R$ 44 mil em espécie, além de grande quantidade de entorpecentes e munições. Outras três pessoas foram presas após o flagrante inicial, totalizando 17 presos, entre eles quatro mulheres.

O delegado titular da 2ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (DENARC - Araguaína), José Anchieta de Menezes Filho, explica que as investigações vêm ocorrendo desde o mês de novembro do ano passado. “Todos eles já possuem passagens pela polícia pelo crime de tráfico de drogas e sempre que são soltos, voltam a reincidir nessa ação criminosa. Eles têm o hábito de mudar de endereço constantemente, na tentativa de despistar a polícia, mas o trabalho de inteligência nos permitiu identificar esses endereços, representar pelos mandados de busca e apreensão, que uma vez deferidos, nos permitiu fazer essa grande operação e prender alguns desses indivíduos em flagrante delito”, destacou o delegado.

Os entorpecentes apreendidos serão submetidos à perícia que determinará a quantidade exata. Entretanto, foram apreendidas grande quantidade de maconha, crack e cocaína. Entre as armas apreendidas estão quatro revólveres, duas pistolas, duas armas de fabricação artesanal e mais de 600 munições calibre 556, fora as de pistolas.

Os presos estão sendo ouvidos na sede da 2ª Denarc em Araguaína e, após os procedimentos legais cabíveis, serão encaminhados para unidades prisionais locais.

A Operação Pertinácia, deflagrada pela 2ª Denarc Araguaína, contou com o apoio de policiais das seguintes diretorias e delegacias especializadas: Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), 5ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC - Guaraí), 1ª Denarc Palmas, Delegacia Especializada de Repressão a Roubos (DRR - Araguaína), 3ª DEIC Araguaína, 2ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP - Araguaína) e Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE). (Atualizada às 19 horas 01-07-23)